Doutorado sanduíche da aluna Gerusa Ribeiro em Portugal

03/07/2018 18:06

A aluna Gerusa Ribeiro, orientanda da Profa. Dra Denise E. P. de Pires, no período de abril a maio de 2018, realizou Doutorado Sanduiche na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal, sob orientação, naquele país, da Profa. Dra Maria Manuela Martins. Durante esse período, a doutoranda participou de eventos internacionais, assistiu aulas, acompanhou orientações acadêmicas, realizou visitas a hospitais e ao Instituto Português de Oncologia – IPO. Na oportunidade a aluna realizou, ainda, a coleta de parte dos dados que integrarão a sua tese de doutorado. Sobre essa experiência no exterior, em especial no que diz respeito a formação profissional de enfermeiros, Gerusa destaca o entendimento no país de que a organização e o planejamento das atividades práticas e dos estágios requer diálogo permanente entre as instituições de saúde e as escolas, a fim de diminuir as lacunas existentes nas diferentes realidades, em uma área em que ambos os atores, professores e os profissionais são co-participantes da formação em enfermagem.