Estrutura do Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado em Enfermagem, com suas duas Áreas de Concentração, é composto por 48 créditos, sendo:

  • 8 créditos em disciplinas obrigatórias – eixo instrumental (comum às duas áreas);
  • 6 créditos em disciplinas eletivas específicas da área de Concentração (no mínimo, entre um rol de 6 e 5 ofertas, respectivamente, para as áreas 1 e 2);
  • 22 créditos em eletivas do eixo flexível, ou em eletivas especificas da área de concentração (além dos 6 créditos mínimos), ou em disciplinas do curso de mestrado, ou de outros cursos stricto sensu da UFSC, ou em disciplinas validadas de outros cursos (respeitados os limites regimentais de validação);
  • 12 créditos de Tese.

 GRADE CURRICULAR

Área de Concentração 1: Filosofia, Cuidado em Saúde e Enfermagem Área de Concentração 2: Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem
Eixo Instrumental – Disciplinas Obrigatórias
  •  Pesquisa Avançada em Saúde e Enfermagem I – 4 créditos
  • Pesquisa Avançada em Saúde e Enfermagem II – 4 créditos
Eixo Eletivo
(os alunos deverão cursar, no mínimo, 2 disciplinas de sua Área)
  • Filosofia da Ciência, da Enfermagem e da Saúde – 3 créditos
  • Cuidado e tecnologias em Enfermagem e Saúde – 3 créditos
  • Políticas, gestão e avaliação do cuidado em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Promoção da saúde no processo de viver humano e Enfermagem – 3 créditos
  • O Cuidado em situações crônicas – 3 créditos
  • O Cuidado em situações agudas – 3 créditos
  • Políticas públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos
  • História em Educação, Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Tecnologias e gestão na Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Formação e desenvolvimento docente na Saúde e na Enfermagem – 3 créditos
  • Formação e desenvolvimento profissional na Saúde e na Enfermagem – 3 créditos 
Disciplinas Eletivas – Eixo Flexível
  • Tópicos Especiais em Enfermagem – 1 a 2 créditos
  • Estágio de Docência – 2 a 4 créditos

Total: 48 créditos. Prazo máximo para a conclusão do curso: 48 meses.


EMENTA DAS DISCIPLINAS


Pesquisa Avançada em Saúde e Enfermagem I – 4 créditos 

Ementa: A abordagem quantitativa em pesquisa: bases, tendências e avanços. Prática baseada em evidências. Aprofundamento teórico metodológico dos diferentes desenhos de pesquisa quantitativa. Projeto de pesquisa quantitativa: problema, objetivos e hipótese, amostra, variáveis, estratégias de coleta, registro e organização de dados. Estatística descritiva e inferencial. Principais testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Preparação e apresentação dos dados. Análise crítica de relatórios de pesquisa quantitativa.


Pesquisa Avançada em Saúde e Enfermagem II – 4 créditos

Ementa: Tendências, avanços e perspectivas da pesquisa e inovação em saúde e enfermagem. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados com abordagem qualitativa e quantitativa. Elaboração de relatório de pesquisa. Rigor e ética em pesquisa. (Pré-requisito: Pesquisa Avançada em Saúde e Enfermagem I)


Filosofia da Ciência, da Enfermagem e da Saúde – 3 créditos

Ementa: Bases ontológicas e epistemológicas da ciência, da enfermagem e das disciplinas da área da saúde. Ciência, ética e tecnologia. Análise histórica do pensamento filosófico e a contribuição para o campo da saúde e da enfermagem.


Cuidado e tecnologias em Enfermagem e Saúde – 3 créditos

Ementa: Dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas do cuidado em Enfermagem e Saúde. Modelos de cuidado em enfermagem e saúde. Inovação e produção tecnológica, tecnologias emergentes, arte e criatividade nas práticas de cuidado.


Políticas, gestão e avaliação do cuidado em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Concepções teórico-filosóficas da gestão em enfermagem e saúde. Políticas e tecnologias de gestão e avaliação em saúde e Enfermagem. Sistemas organizacionais de cuidados em Enfermagem e saúde. Políticas e tecnologias de gestão em Serviços de Saúde e de Enfermagem. O planejamento em saúde e enfermagem. Qualidade em saúde e enfermagem. Acreditação em saúde e enfermagem.


Promoção da saúde no processo de viver humano e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Promoção e educação em saúde no processo de viver. Práticas sócio-culturais de cuidado na contemporaneidade, ao individuo, família e coletividade. A contribuição da filosofia e da socioantropologia na saúde e Enfermagem. Princípios promoção da saúde e estratégias de ação. O cotidiano, pós-modernidade e imaginário no processo de viver na promoção da saúde.


O Cuidado em situações crônicas – 3 créditos 

Ementa: O cuidado de enfermagem a pessoas em condição crônica no processo de viver, adoecer e morrer. Concepções que fundamentam o cuidado às pessoas grupos e comunidades. O cuidado no envelhecimento humano. Promoção da saúde e qualidade de vida.


O Cuidado em situações agudas – 3 créditos

Ementa: O cuidado de enfermagem a pessoas em situações agudas e emergentes no processo de viver, adoecer e morrer. Promoção da saúde, prevenção de acidentes. A prática baseada em evidências.


Políticas públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos

Ementa: Aspectos históricos e políticos relacionados com a saúde da mulher e do recém-nascido. Contextualização dos programas governamentais, da legislação atual e da contribuição da enfermagem na área.


História em Educação, Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Reflexão crítica sobre a história das práticas terapêuticas e da formação em saúde e enfermagem. Constituição das profissões de saúde no contexto social mundial com ênfase no Brasil. Relações históricas da prática profissional com a estrutura social, com as políticas de saúde, com os paradigmas de produção do conhecimento e com as políticas de saúde.


Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: O debate teórico sobre o trabalho em saúde e o trabalho da enfermagem, no contexto do trabalho humano e das transformações históricas. A força de trabalho, a finalidade, o objeto, os instrumentos e o produto. O projeto do trabalho como formulação objetiva da finalidade. Trabalho e profissão: subjetividade e condições objetivas.


Tecnologias e gestão na Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas e metodológicas da gestão em organizações educacionais e de ensino. Políticas públicas sociais e gestão educacional em enfermagem e saúde. Avaliação institucional de ensino, saúde e enfermagem. Bases paradigmáticas na produção e aplicação das tecnologias. Tecnologias de Informação e Informática e Telenfermagem, Tecnologias emergentes baseadas na Web e Teleducação em educação, saúde e enfermagem


Formação e desenvolvimento docente na Saúde e na Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Aspectos teóricos e filosóficos da formação docente em enfermagem e saúde. Formação crítica-reflexiva do docente. Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem. Análise das políticas de educação. Avaliação no ensino. Integração ensino-serviço.


Formação e desenvolvimento profissional na Saúde e na Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Aspectos teóricos e filosóficos da formação profissional em enfermagem e saúde nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Formação permanente dos profissionais de saúde e enfermagem. Políticas públicas em educação e trabalho. Processo de educação no trabalho.


Tópicos Especiais em Enfermagem – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de assuntos atuais, controversos e/ou inovadores de interesse para a pesquisa, a assistência e o ensino em enfermagem e saúde. Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento à demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos) , ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.


Estágio de Docência – 2 a 4 créditos

Ementa: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Experimentação de novas metodologias/tecnologias de ensino aprendizagem. Intercâmbio interinstitucional de atividades curriculares e/ou extra-curriculares.


Créditos de TESE – 12 créditos

Trata-se do desenvolvimento de atividades de aprofundamento teórico-metodológico do trabalho de conclusão do curso.

Obs.: O doutorando poderá cursar disciplinas do Curso de Mestrado Acadêmico e do Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem, especialmente de sua área de concentração