Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

 

Área de Concentração 1: Filosofia e Cuidado em Saúde e Enfermagem

Ementa: bases científicas, teóricas, e filosóficas da enfermagem, saúde e áreas afins para o cuidado multidimensional. Políticas, modelos, tecnologias e inovações para o cuidado no processo de viver humano.

 

Linhas de Pesquisa

 


 1. Modelos e Tecnologias para o Cuidado em Saúde e Enfermagem

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas, sociais, culturais, educativas e metodológicas para inovação tecnológica, arte e criatividade subjacente nas práticas de cuidado em saúde e enfermagem. Informática e informação em saúde e enfermagem. Aplicação, adaptação e desenvolvimento de modelos para o cuidado em saúde e enfermagem. Segurança do paciente e cultura da segurança.

Docentes:
Grace Teresinha Marcon Dal Sasso
Francis Solange Vieira Tourinho
Maria de Lourdes de Souza
Patricia Kuerten Rocha
Sayonara de Fátima Faria Barbosa


  2.      Políticas, Gestão e Avaliação do Cuidado em Saúde e Enfermagem

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas, sociais, culturais, educativas e metodológicas da administração/gerenciamento/gestão/avaliação da saúde e enfermagem. Políticas em saúde e enfermagem. Sistemas organizacionais de cuidado em saúde e os novos paradigmas da ciência. Avaliação dos Serviços de Saúde.

Docentes:
Alacoque Lorenzini Erdmann
Ana Lucia Schaefer Ferreira de Mello
Betina Horner Schlindwein Meirelles
José Luis Guedes dos Santos
Selma Regina de Andrade


3.      Promoção da Saúde no Processo de Viver Humano e Enfermagem

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas, sociais, culturais, educativas, históricas e metodológicas que fundamentam a promoção da saúde no processo de viver do indivíduo, das famílias e das coletividades, em nível de atenção primária à saúde. Educação em saúde e práticas sócio-culturais de cuidado em saúde e enfermagem. A promoção da saúde e o processo de viver humano na perspectiva do cotidiano, da pós-modernidade, do imaginário e da socioantropologia.

Docentes:
Angela Maria Alvarez
Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann
Rosane Gonçalves Nitschke


4.   Cuidado em Saúde e Enfermagem nas Situações Agudas e Crônicas de Saúde

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas, sociais, culturais, educativas e metodológicas e históricas que fundamentam o cuidado nas situações agudas e crônicas de saúde no processo de viver, adoecer e morrer. O cuidado às pessoas, famílias, grupos e comunidade, nas diversas singularidades do processo saúde-doença nos diferentes âmbitos da prática baseada em evidências.

Docentes:
Betina Horner Schlindwein Meirelles
Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva
Eliane Regina Pereira do Nascimento
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt
Katia Cilene Godinho Bertoncello
Maria Elena Echevarria Guanilo
Silvia Maria Azevedo dos Santos
Soraia Dornelles Schoeller


5.   O Cuidado em Enfermagem à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido

Ementa: Concepções teóricas, filosóficas, políticas, sociais, culturais, educativas e metodológicas que fundamentam o cuidado à saúde da mulher e do recém-nascido. A saúde da mulher nas etapas do ciclo vital. O processo do nascimento. A reprodução humana. A saúde do recém-nascido. A família e rede social na reprodução humana e no processo de nascimento.

Docentes:
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos
Marli Terezinha Stein Backes
Odaléa Maria Bruggemann
Roberta Costa


Área de Concentração 2: Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem

Ementa: Conhecimento de enfermagem, saúde e áreas afins, dirigido para as transformações da formação profissional e da produção, organização e gestão do trabalho para o avanço científico, tecnológico, político e de inovação em educação e trabalho em enfermagem e saúde.

 

Linhas de Pesquisa

 


1. História da Educação e do Trabalho em Saúde e Enfermagem

Ementa: Concepções políticas, filosóficas e históricas da Enfermagem e saúde. Retrospectiva e perspectivas da construção das profissões, das práticas e das organizações de enfermagem e saúde no cenário político, cultural, educacional e social.

Docente:
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha


2. Trabalho em Saúde e Enfermagem 

Ementa: Epistemologia e desafios da relação educação e trabalho. Concepções teóricas do processo de trabalho. Transformações políticas e tecnológicas do trabalho no contexto da saúde e da enfermagem. Organização e relações de trabalho. Trabalho e subjetividade.

Docentes:
Denise Elvira Pires de Pires
Dulcinéia Ghizoni Schneider
Flávia Regina Souza Ramos
Francine Lima Gelbcke
Mara Ambrosina de Oliveira Vargas


3. Tecnologias e Gestão em Educação, Saúde, Enfermagem

Ementa: Tecnologias emergentes em educação, pesquisa, aprendizagem e gerenciamento na saúde e no trabalho de enfermagem. Informática e informação na educação e no trabalho em saúde e enfermagem. Teleducação em saúde e enfermagem. Gestão e Avaliação em educação, saúde e enfermagem.

Docentes:
Alacoque Lorenzini Erdmann
Grace Teresinha Marcon Dal Sasso
Jussara Gue Martini
Marta Lenise do Prado 


4. Formação e desenvolvimento docente na saúde e na Enfermagem 

Ementa: Teorias e concepções pedagógicas na saúde e na enfermagem. Bases teórico-conceituais da formação inicial e permanente para a docência. Políticas públicas de educação e desenvolvimento docente. Avaliação no ensino.

Docentes:
Jussara Gue Martini
Marta Lenise do Prado
Vânia Marli Schubert  Backes


5. Formação e desenvolvimento profissional na saúde e na enfermagem 

Ementa: Currículo e processo ensino-aprendizagem no nível técnico, graduação e pós-graduação na saúde e enfermagem. Formação permanente dos profissionais de saúde e enfermagem. Políticas públicas em educação e trabalho.

Docentes:
Jussara Gue Martini
Marta Lenise do Prado
Silvana Silveira Kempfer
Vânia Marli Schubert  Backes