Estrutura do Curso de Mestrado

Em 2011 foi aprovada a nova estrutura do Curso de Mestrado, o qual conta com 24 créditos, dos quais:

  • 8 créditos em disciplinas obrigatórias (4 em disciplina obrigatória comum às duas áreas e 4 em obrigatória especifica à cada área);
  • 3 créditos em disciplina eletiva instrumental (entre três opções de enfoque metodológico);
  • 7 créditos em disciplinas eletivas do eixo flexível, ou eletivas instrumentais do Curso de Doutorado, ou em disciplinas validadas de outros cursos (respeitados os limites regimentais de validação);
  • 6 créditos em Dissertação.

GRADE CURRICULAR

Área de Concentração 1:  Filosofia, Cuidado em Saúde e Enfermagem Área de Concentração 2: Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem
Disciplinas Obrigatórias
  • Concepções Teórico-filosóficas no Processo de Cuidar em Enfermagem e Saúde – 4 créditos
  • Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Fundamentos Teórico Metodológicos para a Pesquisa em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
Disciplinas Eletivas Instrumentais (ao menos uma deverá ser cursada)
  • Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Pesquisa Quantitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial – 3 créditos
Disciplinas Eletivas – Eixo Flexível
  • Tópicos Especiais em Enfermagem – 1 a 2 créditos
  • Estágio de Docência – 2 a 4 créditos

Total: 24 créditos. Prazo máximo para a conclusão do curso: 24 meses.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS


Fundamentos Teórico Metodológicos para a Pesquisa em Saúde e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: O pensamento científico. A epistemologia e a história da Ciência. A pesquisa como instrumento de intervenção na realidade. Delineamentos de pesquisa. Estudos qualitativos e quantitativos em enfermagem e em saúde. Etapas gerais da investigação científica. Ética na pesquisa.


Concepções teórico-filosóficas no Processo de Cuidar em Enfermagem e Saúde – 4 créditos

Ementa: Diferentes correntes epistemológicas do pensamento em saúde e enfermagem. A evolução do conhecimento em saúde e em enfermagem. Referenciais teóricos no contexto atual do cuidado em saúde e enfermagem. Ética e profissão em Saúde e Enfermagem.


Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Cenário das práticas profissionais em Saúde e Enfermagem – dimensões históricas, sociológicas e políticas. A formação em saúde e enfermagem. Políticas públicas de educação e da saúde. Ética e bioética.


Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.


Pesquisa Quantitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Estratégias de coleta de dados. Métodos paramétricos e não paramétricos de análise de dados.


Metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação-intervenção: bases, tendências e perspectivas metodológicas. A pesquisa Convergente assistencial. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.


Tópicos Especiais em Enfermagem – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de assuntos atuais, controversos e/ou inovadores de interesse para a pesquisa, a assistência e o ensino em enfermagem e saúde.
Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento à demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos), ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.


Estágio de Docência – 2 a 4 créditos

Ementa: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Experimentação de novas metodologias/tecnologias de ensino-aprendizagem. Intercâmbio inter-institucional de atividades curriculares e/ou extra-curriculares.


Créditos de Dissertação – 6 créditos

Ementa: Trata-se do desenvolvimento de atividades de aprofundamento teórico-metodológico do trabalho de conclusão do curso.
Obs.: O mestrando poderá cursar disciplinas eletivas do Curso de Doutorado e do Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem, especialmente de sua área de concentração.