Orientações para Inserir Planos de Ensino de Disciplinas

Entre no site do PEN (https://ppgenf.posgrad.ufsc.br/), e clique em NOVO Sistema Planos de Ensino, clique em Link para acesso Sistema de Plano de Ensino faça o login;

Para inserir o plano de ensino de uma disciplina há dois caminhos: inserir um novo ou editar um já existente. Assim, caso queira inserir um novo: Clique em “Planos de Ensino”; Clique em “Novo”. E, caso queira replicar um plano, Clique em “Planos de Ensino”; Clique em “Buscar”, preencha o ano, semestre, disciplina e status, clique em “Pesquisar”, clique no botão verde “Replicar Plano de Ensino”, e comece a editar o mesmo;

Selecione a Disciplina;

Selecione o semestre, o professor responsável e preencha os objetivos. Caso haja necessidade de acrescentar outro professor: clique no Símbolo +, selecione o professor e clique novamente no Símbolo +. Cabe ressaltar que os professores podem editar o Plano de Ensino conjuntamente, mas somente o Prof. que inseriu no sistema, pode enviar para análise do Coordenador Pedagógico. Os objetivos correspondem ao que o aluno irá desempenhar na disciplina da graduação;

Preencher TODAS as abas superiores: “Conteúdo e Metodologia”, “Cronograma e Avaliação”, “Bibliografia” e “Bibliografia Complementar”. Bibliografia Complementar – este item é importante para todas as Disciplinas;
As referências devem ser atualizadas e apresentadas de acordo com as Normas da ABNT e, de preferência, dos últimos dois anos. Não se esqueça de inserir referências da Revista Texto&Contexto na Bibliografia básica;

 Contar atentamente a carga horária dos conteúdos da disciplina que você inseriu no
cronograma, e conferir se corresponde ao número de créditos da disciplina, lembrando que cada crédito corresponde à 15 horas de 60 minutos cada;

Lembrar de salvar cada aba quando estiver preenchendo o Plano;

Clicar em” Visualizar Plano” e conferir se todas as informações inseridas estão corretas;

10º Encaminhar para avaliação do Coordenador Didático-Pedagógico responsável
(Mestrado ou Doutorado) após conferir que as informações inseridas estão corretas. Caso, a disciplina seja oferecida para o curso de Doutorado e Mestrado você poderá optar para qual Coordenador enviar;

11º Plano “Cadastrado” não quer dizer “Aprovado”. Os Coordenadores pedagógicos podem solicitar correções. Neste caso, o professor deve apenas proceder às correções conforme solicitadas e encaminhar novamente para avaliação. Não deve cadastrar o Plano novamente;

12º O professor deve acompanhar periodicamente o sistema até seu Plano ter o status “Aprovado”;

13º O Plano será aprovado após a avaliação do Colegiado Delegado do Programa. E deve ser colocado no Sistema no período estabelecido pela Coordenação da Pós-Graduação.

 

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE PLANOS DE ENSINO