Solicitação de Bancas

BANCAS

ATENÇÃO!!! Para facilitar, sugerimos que levem, já no dia da banca, a folha de assinaturas para a versão final, em formatura A5, já que todos estarão presentes e reunidos.

 MEMBROS EXTERNOS:

Antes de convidar os membros externos à UFSC, solicite informações na Secretaria acerca da possibilidade de custeio.

Lembramos que, conforme determinado pela Resolução Normativa nº 54.2015.CUn (30 de junho de 2015), a banca poderá contar com a participação de membros externos à UFSC por meio de sistemas de interação de áudio e vídeo em tempo real.  Caso necessite usar uma sala de videoconferência, o PEN em conjunto com o Departamento de Enfermagem disponibilizam a sala 207-B, além desta, é possível reservar a sala de videoconferência do HU (Sala RUTE) ou  outra sala disponibilizada por  outros Programas da UFSC, Para utilizar a sala 207-B, o aluno e o orientador devem seguir atentamente as ORIENTAÇÕES QUANTO A BANCA DE DEFESAS COM MEMBRO EXTERNO ONLINE.
Para reservar a sala RUTE do HU, deverá ser enviado um email para agendarute@hu.ufsc.br, podem utilizar este MODELO E-MAIL PARA SALA RUTE HU. Lembramos que, ao efetuar a reserva, o aluno receberá um email de confirmação, este email, deve ser impresso e entregue na secretaria junto com o pedido de solicitação de banca. Assim como o protocolo de reserva da sala 207-B se for o caso.

FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÃO DE BANCAS:

Solicitação de Banca de Qualificação de Dissertação

Solicitação de Banca de Sustentação de Dissertação

Solicitação de Banca de Qualificação de Tese

Solicitação de Banca de Defesa de Tese

 

ATENÇÃO!!!  Para professores externos, favor entregar junto à solicitação da banca:

– cópia da identidade

– cópia do diploma de doutor

– Ficha de Cadastro de Professores Externos devidamente preenchido (consulte a Secretaria para ver se o Professor já possui cadastro)

 

 

BANCAS DE QUALIFICAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO OU TESE

No último semestre dos créditos obrigatórios os alunos regulares são submetidos ao Exame de Qualificação de Projeto de Dissertação ou Tese. O pedido de Banca Examinadora deve ser entregue na Secretaria Acadêmica PEN, no prazo de 30 dias antes da mesma, para apreciação do Colegiado e encaminhamentos.

A banca deve ser composta conforme disposto na Instrução Normativa 01/PEN/2018 Nas bancas de Mestrado recomenda-se a inclusão de um aluno do Curso de Doutorado do Programa, que participará como “Membro Extra em Formação”. É de responsabilidade do aluno o convite e consulta a todos os membros da banca sobre a disponibilidade de sua participação.

Os trabalhos para os membros da banca devem ser entregues, no mínimo, com 20 dias de antecedência, acompanhados do Formulário de Encaminhamento de Trabalhos Acadêmicos à Banca Examinadora. É obrigação do aluno a reprodução do texto para todos os membros participantes da banca.

O Colegiado do Programa poderá sugerir outros nomes para participarem da banca ou alterar a indicação de nomes, de acordo com diretrizes e política do PEN. Os formulários de solicitação de bancas encontram-se acima.

 

BANCAS DE SUSTENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU DEFESA DE TESE

Respeitados os prazos limites para defesa (24 meses para o Mestrado e 48 para o Doutorado), os alunos são submetidos a Sustentação de Dissertação/Defesa de Tese. O pedido de Banca Examinadora deve ser entregue na Secretaria Acadêmica da PEN, no prazo de 30 dias antes da mesma, para apreciação do Colegiado e encaminhamentos. A banca deve ser composta conforme disposto na Instrução Normativa 01/PEN/2018

Os trabalhos para os membros da banca devem ser entregues, no mínimo, com 30 dias de antecedência, acompanhados do Formulário de Encaminhamento de Trabalhos Acadêmicos à Banca Examinadora. É obrigação do aluno a reprodução do texto para todos os membros participantes da banca.A Instrução Normativa 07/PEN/2011 dispõe sobre a documentação a ser entregue por ocasião da conclusão dos Cursos.A Instrução Normativa 01/PEN/2016 dispõe sobre os critérios para elaboração  e formato de apresentação dos trabalhos de conclusão dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem.

Modalidades da Banca de Sustentação/Defesa

As bancas podem ser realizadas de duas formas: em duas sessões (uma privada e uma pública) ou em sessão única. Quando o aluno escolhe a modalidade Sustentação/Defesa em duas sessões, na sessão privada os membros da banca avaliam o texto e procedem à argüição do(a) aluno(a), com resposta do(a) mesmo(a) a cada um dos examinadores. Após concluída esta fase, registra-se em livro próprio as sugestões de alterações ao texto, quando requeridas. Na segunda etapa (pública), o (a) aluno (a) dispõe de 50 minutos para apresentação ao público de seu trabalho e posteriormente os membros da Banca avaliam o texto apresentado e realizam argüição do(a) aluno(a).

Quando o aluno escolhe a modalidade Sustentação/Defesa em sessão única, esta se inicia com a apresentação oral do(a) aluno(a) à banca e ao público, pelo tempo de 50 minutos. Em seguida, os membros da banca avaliam o texto e procedem à arguição do(a) aluno(a). Em ambas as modalidades, é obrigatória a presença de todos os membros titulares até o encerramento da sessão (ou sessões).