Doutorando

Prezado(a) doutorando(a), seja bem-vindo(a) ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC!

Aqui você encontrará informações importantes para sua vida acadêmica nos próximos 4 anos.

Além da leitura deste material, é importante também que você conheça o nosso REGIMENTO ACADÊMICO

Qualquer dúvida a secretaria está disponível no email ppgen@contato.ufsc.br e telefone (48) 3721-4910. O balcão de atendimento externo funciona de segunda a sexta das 10hs às 12hs e das 13:30hs às 16hs.

 


Matrícula

Se você acabou de passar no processo seletivo, deve ter recebido um email contendo seu número de matrícula, sua linha de pesquisa, os contatos do seu orientador e as orientações para acessar o Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG).
No seu primeiro acesso ao CAPG, você deverá cadastrar uma senha e conferir seus dados pessoais.
Todo semestre você deverá realizar a matrícula no site do CAPG. Para isso, você deverá entrar em contato com seu orientador. Com base no quadro de disciplinas publicado semestralmente, vocês irão decidir juntos quais disciplinas você deverá cursar naquele período letivo.
Então, no período de matrículas estabelecido para o semestre, você deverá acessar o CAPG e solicitar o seu pedido de matrícula. A ficha de solicitação gerada deverá ser impressa e entregue na Secretaria. É fundamental que você respeite os prazos estabelecidos no calendário acadêmico, pois documentos entregues fora do prazo não serão aceitos.


 Período de Matrícula

Abaixo você encontra os períodos de matrículas separados por semestre. Em cada um deles, você também consegue informações sobre os prazos limites, e as disciplinas ofertadas para o semestre.


 Cancelamento de disciplinas

Você poderá cancelar o pedido de matrícula de uma ou mais disciplinas, com a anuência do seu orientador. Para isso, é necessário realizar o cancelamento por meio do sistema CAPG  , dentro do período estabelecido no Período de Matrículas. O comprovante gerado deverá ser impresso e entregue assinado pelo orientador na secretaria do PEN. O não cancelamento, ou solicitação fora do prazo, acarretará prejuízo ao aluno no Histórico Final.


 Histórico escolar

Ao acessar o  CAPG, com seu login e senha, você tem acesso ao seu Histórico Escolar. Nele você pode conferir seus dados pessoais, acompanhar as disciplinas que está matriculado(a) no semestre, as disciplinas já realizadas, os conceitos disponibilizados, as disciplinas validadas, a quantidade de créditos exigidos/realizados, as atividades extras realizadas, os exames de proficiências cadastrados, as situações especiais, entre outros.
Fique atento(a) ao número mínimo de créditos exigidos e, em caso de dúvida, contate seu orientador. Lembre-se que os créditos provenientes do seminário de tese só aparecerão no seu histórico após a defesa de sua banca.
Qualquer dúvida ou erro encontrado em seu histórico, contate a secretaria.


Atestado de matrícula

No  CAPG, você também consegue acessar o seu Atestado de Matrícula, que é um documento comprobatório da sua matrícula no Curso de Doutorado no semestre em andamento. Caso necessite do documento carimbado e assinado, basta trazê-lo na secretaria nos horários de atendimento externo (10h – 12h e das 13h30 – 16h).


Pedido de coorientação

Em conjunto com seu orientador, vocês podem solicitar um coorientador que tenha contribuições a fazer para o seu projeto de pesquisa. Essas contribuições podem ser pertinentes, por exemplo, ao referencial teórico e/ou ao desenho metodológico do seu trabalho de Tese. Para isso, vocês devem preencher o Formulário de Solicitação de Coorientação e entregar na Secretaria para que o pedido seja apreciado pelo Colegiado Delegado. Caso seu coorientador não seja professor da UFSC, anexe junto ao pedido: cópia do Diploma de Doutor, cópia de cédula de identidade e Ficha de Cadastro preenchida.  


Mudança de orientador

Se por algum motivo, for necessário realizar a mudança de orientador, seja por iniciativa do aluno ou do professor, vocês devem preencher o Formulário de Substituição de Orientação  e entregar na Secretaria para apreciação do Colegiado Delegado.


 Validação de disciplinas

Você pode solicitar validação de disciplinas cursadas dentro ou fora do PEN. Leia atentamente a Instrução Normativa 01/PEN/2013 e em conjunto com seu orientador decida as disciplinas a serem solicitadas para validação.

Para realizar a validação de disciplinas de OUTRO Programa:

Você deve imprimir o plano de ensino das disciplinas interessadas e anexar ao Formulário para Validação de Disciplinas e ao Formulário de Parecer de Validação de Disciplinas. Em seguida, entregar o formulário preenchido ao seu orientador para que ele escreva o seu parecer e entregue todos os documentos na Secretaria do PEN, para que seja apreciado no Colegiado Delegado. Após a data da reunião do Colegiado Delegado, você pode conferir se a validação foi aprovada no seu Histórico Escolar .

Para validação de disciplinas do PEN:

Caso você já tenha cursado uma disciplina isolada conosco, mande email com o nome da disciplina cursada para ppgen@contato.ufsc.br. Você receberá um email confirmando a validação.

Caso você já tenha sido nosso aluno do Mestrado, imprima o histórico do Mestrado e decida junto ao seu orientador sobre quais as disciplinas são interessantes para validação, certifique-se de que seguirá a norma supracitada, e entregue o histórico com as disciplinas interessadas destacadas na Secretaria do PEN, com a assinatura de seu orientador.


Bolsistas

Se no ato da inscrição do processo seletivo, você manifestou interesse em bolsa de estudos, aguarde a Coordenação enviar email solicitando preenchimento do formulário sócio-econômico.
Lembramos que para implementação de uma bolsa não é permitido receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, conforme resolução RN-017/2006 do CNPq , Portaria nº 17 – 04/2010Portaria nº 34 – 05/2006 (atualizada 2015) da CAPES. Orientamos para que leiam atentamente as normas supracitadas sobre os requisitos para concessão de bolsa, bem como seus direitos e suas obrigações.
Caso você tenha sido contemplado com uma bolsa e sua situação empregatícia sofra qualquer tipo de alteração, é de sua responsabilidade avisar imediatamente a Coordenação e Comissão de bolsas. Lembramos que se tiver intenção de atuar como professor substituto, deve ter anuência da Comissão de Bolsas e do seu orientador antecipadamente.
O aluno que for contemplado com uma bolsa, independente do número de meses, deverá seguir todos os requisitos de aluno bolsista até a conclusão do curso, de acordo com as exigências dos órgão de fomento.


Estágio de docência

O estágio de docência é uma importante estratégia de integração entre a Pós-Graduação e a Graduação em Enfermagem e para a formação do doutor.
A realização do estágio de docência é obrigatória para os alunos bolsistas. Converse com seu orientador sobre a realização do estágio de docência e leia atentamente a Instrução Normativa 08/PEN/2011 . A matrícula desta disciplina é realizada diretamente pelo orientador em sistema próprio, a qual é apreciada pelo Colegiado Delegado. Não há a necessidade de realizar o pedido no CAPG.


Relatórios anuais

Para que possamos atualizar os dados de suas produções frente a CAPES, todo final de ano você deverá entregar o Relatório Anual Discente preenchido e assinado (versão impressa e por e-mail). Os bolsistas devem entregar, além do Relatório supracitado, o Formulário de Acompanhamento de Bolsistas


Auxílio a Eventos

Para solicitar Auxílio a Eventos, leia atentamente as orientações abaixo, e entregue o formulário preenchido para Claudia Garcia, na sala de Projetos, sala 111, térreo do Bloco I. Qualquer dúvida enviar email para: administrativo.ppgen@contato.ufsc.br ou ligar no: 3721-2217

Auxílio a Eventos –  Orientações

Auxílio a Eventos – Solicitação

Auxílio a Eventos – Reembolso 

 


 Bancas de Qualificação

Os alunos regulares devem realizar o Exame de Qualificação de Projeto de Tese. Para solicitar a sua banca, você deve seguir as seguintes etapas:

1) Definindo a composição da banca

Em conjunto com seu orientador, defina os membros de sua banca. De acordo com a Instrução Normativa 01/PEN/2017 sua banca deve ter a seguinte composição:

Membros efetivos
Presidente: Orientador
1 – Dr. interno ou externo à UFSC (sem ônus PEN)
2 – Dr. interno ou externo à UFSC (sem ônus PEN)

Membro suplente
3 – Dr. interno ou externo à UFSC – suplente (sem ônus PEN)

Confirme a participação de todos os membros da banca, na data e horário estabelecidos.

2) Realizando a solicitação de Banca

Após receber a confirmação de todos os membros da banca, leia atentamente as Orientações para Solicitação de Banca de Qualificação de Tese. Leve o documento de Solicitação da Banca, devidamente preenchido (digitado) e assinado, para a Secretaria, com no mínimo 30 dias de antecedência para a data da banca.
ATENÇÃO!!! Para professores externos, que não sejam de nenhum setor da UFSC, favor entregar junto à solicitação da banca:

  • Cópia da identidade;
  • Cópia do diploma de doutor;
  • Ficha de Cadastro de Professores Externos devidamente preenchido (consulte a Secretaria para ver se o Professor já possui cadastro);

Juntamente com o pedido de banca, deverá ser entregue cópia da primeira página do artigo, junto com o pedido de banca; de acordo com o Regimento do PEN:

“Art.60 Parágrafo Único. Para candidatar-se ao exame de qualificação no doutorado, o aluno deverá atender a uma das duas condições a seguir:
I – ter um artigo publicado ou aceito para publicação em revista indexada nacional ou internacional após o seu ingresso no curso;
II – ter submetido um artigo a um periódico classificado pelo Qualis/CAPES, na área da Enfermagem, como igual ou superior a B2.”
Seu pedido será apreciado pelo Colegiado Delegado, o qual poderá sugerir outros nomes para participarem da banca ou alterar a indicação de nomes, de acordo com diretrizes e política do PEN. Lembre-se que as reuniões do Colegiado Delegado ocorrem sempre na terceira quarta-feira de cada mês, e que, para entrar na pauta, seu pedido deve ser entregue até a sexta-feira anterior a data da reunião.

3) Encaminhamentos após aprovação da Banca

Após a data da reunião do Colegiado Delegado, consulte a Secretaria ou os representantes discentes do doutorado para  ter acesso à ata da reunião e verificar se sua solicitação de banca foi aprovada.
Confira com a Secretaria qual sala está reservada para sua banca, os equipamentos disponíveis e se a capacidade da sala está adequada para a quantidade dos seus convidados. Lembramos que o exame de qualificação deve ser realizado, preferencialmente na sala do Laboratório de Pesquisa o qual o aluno pertence, ficando a cargo do mesmo a reserva da sala.
Os trabalhos para os membros da banca devem ser entregues, no mínimo, com 20 dias de antecedência, acompanhados do Formulário de Encaminhamento de Trabalhos Acadêmicos à Banca Examinadora. A reprodução e entrega do texto para todos os membros participantes da banca é de inteira responsabilidade do aluno(a).

4) No dia da Banca:

Procure chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência da sua banca, para testar os equipamentos e retirar a chave da sala na secretaria do PEN. Lembre-se que o horário de abertura da secretaria do PEN é das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Lembramos que a Secretaria não é responsável por ceder lanches, água ou café. Ficando a cargo do aluno a realização de tal, bem como a organização da sala, após o uso.
Ao terminar a banca, verifique se todos os equipamentos foram corretamente desligados, a sala trancada, as janelas fechadas e ar condicionado desligado. Não se esqueça de devolver a chave na Secretaria do PEN ou no escaninho, caso ela já esteja fechada.


 Bancas de Defesa

Respeitado o prazo limite de 48 meses, os alunos devem realizar a Defesa de Tese. Para solicitar a sua banca, você deve seguir as seguintes etapas:

1) Definindo a composição da Banca:

Em conjunto com seu orientador, defina os membros de sua banca. De acordo com a Instrução Normativa 01/PEN/2017 sua banca deve ter a seguinte composição:

Membros Efetivos
Presidente: Orientador
1 – Dr. externo à UFSC
2 – Dr. credenciado no PEN
3 – Dr. interno ou externo à UFSC

Membros Suplentes
4 – Dr. credenciado no PEN
5 – Dr. externo à UFSC

Antes de convidar os membros externos à UFSC, solicite informações na Secretaria acerca da possibilidade de custeio. Após o convite, confirme a participação de todos os membros da banca na data e no horário estabelecidos.
A Defesa deverá ser em sessão pública e se inicia com a apresentação oral do(a) aluno(a) à banca e ao público, pelo tempo de 50 minutos. Em seguida, os membros da banca avaliam o texto e procedem à argüição do(a) aluno(a). A critério de decisão mútua entre orientador e aluno, a defesa pública poderá ser precedida de etapa reservada, de caráter preliminar. É obrigatória a presença de todos os membros titulares até o encerramento da sessão.

Lembramos que, conforme determinado pela Resolução Normativa nº 54.2015.CUn (30 de junho de 2015), a banca poderá contar com a participação de membros externos à UFSC por meio de sistemas de interação de áudio e vídeo em tempo real.  Caso necessite usar uma sala de videoconferência, o PEN em conjunto com o Departamento de Enfermagem disponibilizam a sala 207-B, além desta, é possível reservar a sala de videoconferência do HU (Sala RUTE) ou  outra sala disponibilizada por  outros Programas da UFSC, Para utilizar a sala 207-B, o aluno e o orientador devem seguir atentamente as ORIENTAÇÕES QUANTO A BANCA DE DEFESAS COM MEMBRO EXTERNO ONLINE.
Para reservar a sala RUTE do HU, deverá ser enviado um email para agendarute@hu.ufsc.br, podem utilizar este MODELO E-MAIL PARA SALA RUTE HU. Lembramos que, ao efetuar a reserva, o aluno receberá um email de confirmação, este email, deve ser impresso e entregue na secretaria junto com o pedido de solicitação de banca. Assim como o protocolo de reserva da sala 207-B se for o caso.

2) Realizando a solicitação de Banca

Após receber a confirmação de todos os membros da banca, leia atentamente as Orientações para  Solicitação de Banca de Defesa de Tese. Monte o documento seguindo plenamente todas as orientações e o entregue devidamente preenchido (digitado) e assinado, para a Secretaria, com no mínimo 45 dias de antecedência para a data da banca.

ATENÇÃO!!! Para professores externos, que não sejam de nenhum setor da UFSC, favor entregar junto à solicitação da banca:

  • cópia da identidade
  • cópia do diploma de doutor
  • Ficha de Cadastro de Professores Participantes de Atividades devidamente preenchido (consulte a Secretaria para ver se o Professor já possui cadastro)

Seu pedido será apreciado pelo Colegiado Delegado, o qual poderá sugerir outros nomes para participarem da banca ou alterar a indicação de nomes, de acordo com diretrizes e política do PEN. Lembre-se que as reuniões do Colegiado Delegado ocorrem sempre na terceira quarta-feira do mês, e que, para entrar na pauta, seu pedido deve ser entregue até a sexta-feira anterior a data da reunião. Você pode conferir as datas das reuniões na nossa agenda de eventos, no canto direito do site.

3) Encaminhamentos após aprovação da Banca

Após a data da reunião do Colegiado Delegado, consulte a Secretaria  ou os Representantes Discentes do doutorado para ter acesso à ata da reunião e verificar se sua solicitação de banca foi aprovada.
Confira com a Secretaria qual sala está reservada para sua banca, e teste os equipamentos com antecedência.
Os trabalhos para os membros da banca devem ser entregues, no mínimo, com 30 dias de antecedência, acompanhados do Formulário de Encaminhamento de Trabalhos Acadêmicos à Banca Examinadora. É obrigação do aluno a reprodução do texto para todos os membros participantes da banca.

Leia atentamente a Instrução Normativa 01/PEN/2016  que dispõe sobre os critérios para elaboração e o formato de apresentação dos trabalhos de conclusão dos Cursos de Doutorado em Enfermagem. Além da Instrução Normativa 07/Pen/2011  que dispõe sobre a documentação a ser entregue por ocasião da conclusão do Curso de Doutorado.

4) No dia da Banca

Procure chegar com no mínimo, 30 minutos de antecedência da sua banca, para testar os equipamentos e retirar a chave da sua sala na secretaria do PEN. Lembre-se que o horário de abertura da secretaria do PEN é das 8hàs 12h e das 13h30 às 17h30.
Caso haja participação de membros externos na banca, para facilitar, sugerimos que levem, já no dia da banca, a folha de assinaturas para a versão final, em formato A5, já que todos os membros estarão reunidos e poderão já deixá-la assinada. Lembre-se: essas assinaturas deverão ser em caneta azul.
Seu orientador irá preencher a ata de sua tese, fique atento às modificações que a banca sugerir, bem como o prazo indicado para entrega da versão final.
Lembramos que a Secretaria não é responsável por ceder lanches, água ou café. Ficando a cargo do aluno a realização de tal, bem como a organização da sala, após o uso.
Ao terminar a banca, verifique se todos os equipamentos foram corretamente desligados, a sala trancada, janelas fechadas, e ar condicionado desligado. Não se esqueça de devolver a chave na Secretaria do PEN ou no escaninho, caso ela já esteja fechada.


Entrega da versão final

Para encadernação da versão final da Tese, é necessário coletar assinatura da Coordenação do PEN na folha de assinaturas em formato A5. Para isso, é preciso enviar o resumo final para a secretaria (via email ou CD). Importante: de acordo com as normas ABNT, o resumo deve conter no máximo 500 palavras.
Com a versão final pronta e todas as assinaturas coletadas, você deverá entregar os seguintes documentos na Biblioteca:

Entrega na Biblioteca

Abaixo vocês encontram um documento desenvolvimento pela Biblioteca Universitária (BU) com as instruções, baseadas na regulamentações definidas na UFSC, para a entrega de teses e dissertações na BU.

http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Checklist_TED.pdf

Você deverá entregar na BU:
• CD com cópia da Dissertação ou Tese no formato A5 em PDF
• Versão impressa, conforme padrões institucionais/ABNT
Formulário: Termo de autorização para publicação eletrônica de TCCs, dissertações e teses na biblioteca digital da BU/UFSC

Dúvidas: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

Entrega na Secretaria do Programa para solicitação de confecção de Diploma

Após a entrega da versão final da tese na Biblioteca, entregar os seguintes documentos na Secretaria do PEN:

• Dois exemplares gravados em CD (PDF) com todas as assinaturas.
• Comprovante de submissão de pelo menos um manuscrito resultante da tese em periódico classificado pelo Qualis CAPES como, no mínimo, B1. (para todos os trabalhos finais que forem entregues a partir do dia 01/01/2017)
• RG; (original e cópia)
• CPF; (original e cópia)
• Diploma de graduação (original e cópia)
• Diploma de Mestre (original e cópia)
• Certidão de nascimento ou de casamento (casados/divorciados); (original e cópia)
Atestado do orientador;
• Declaração de ausência de débitos com a Biblioteca Universitária (retirado na BU no ato da entrega da versão final);
• Comprovante de Entrega da Versão final na Biblioteca Universitária (retirado na BU no ato da entrega da versão final).
• Entregar também a chave do seu escaninho caso ainda não a tenha feito
• No caso de pagamento de multa por atraso de entrega, trazer o comprovante de pagamento do banco – (original)

Observações: Observar atentamente o prazo definido em Ata, pois o não cumprimento implica em multa na Biblioteca e/ou reprovação conforme Resolução 95/CUn/2017
Você receberá um email quando o seu diploma estiver pronto para ser retirado na secretaria do PEN.