Pós Doutorando

Prezado(a) pós-doutorando(a), seja bem-vindo(a) ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC!

Aqui você encontrará informações importantes para sua vida acadêmica nos próximos meses.

Além da leitura deste material, é importante que você conheça o nosso REGIMENTO ACADÊMICO

Você deve conhecer também a legislação específica sobre o estágio pós-doutoral na UFSC: Resolução Normativa N. 36/CUn, de 31 de outubro de 2013

Qualquer dúvida a secretaria está disponível no email ppgen@contato.ufsc.br e telefone (48) 3721-4910. O balcão de atendimento externo funciona de segunda a sexta das 10hs às 12hs e das 13:30hs às 16hs.

Após entrega da documentação para Matricula na secretaria do PEN, a liberação da mesma é feita pela PROPG. O numero de Matricula é informado via e-mail pela secretaria do Programa.


Documentação para Matrícula

Na Resolução Normativa N 36/Cun você tem acesso a todas as informações necessárias para a realização do seu pós-doc.  Segue abaixo a relação de documentos para Matricula de Estágio Pós-Doutoral:

IMPORTANTE: Todos os documentos físicos devem ser entregues TAMBÉM em arquivo PDF via email.

  1. Entrega da cópia do formulário de inscrição, via CAPG, cujo link de acesso está disponível no site: http://propg.ufsc.br/pos-doutorado-na-ufsc-2/formulario-de-inscricao/

a)    O candidato deve preencher a área e linha de pesquisa do Programa a que ficará vinculado no campo específico do formulário destinado a este fim.

 

  1. Carta de aceite do supervisor, constando o período específico de realização do estágio (dia/mês/ano de início e término) e a área e linha de pesquisa do Programa a que o projeto ficará vinculado, além de outras informações que julgar pertinente, como o recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes, nos casos em que couber.

a)    O professor supervisor deve ser professor permanente do Programa.

b)    Nos casos de “pós-doutorado convênio”, o supervisor deve informar na carta de aceite que o estágio será realizado nestas condições. Neste caso, o candidato não terá direto a certificado, porém a matrícula será realizada da mesma forma.

 

  1. Termo de Adesão ao Serviço Voluntário devidamente assinado (pelo Coordenador do Programa, candidato e testemunhas).

a)    A assinatura da Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise.

b)    O prazo a ser registrado no termo deve ser de no mínimo 3  e no máximo 12 meses, podendo ocorrer até 4 prorrogações.

c)     Este termo somente deve ser preenchido por pesquisadores que não possuam bolsa e/ou não sejam servidores públicos.

 

  1. Curriculum Vitae atualizado, gerado pela Plataforma LATTES.

a)    No caso de estrangeiros que não possuem Currículo Lattes, deve ser anexado um curriculum nos mesmos moldes da Plataforma Lattes;

 

  1. Cópia autenticada do diploma de Doutor (frente e verso), expedido por instituição com Programa de Pós-graduação reconhecido pela CAPES.

a)     Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se providenciar a ata de aprovação de defesa de doutorado.

b)    O aceite da ata supracitada para candidatura ao pós-doutorado fica a critério do colegiado do Programa e não substitui a entrega do diploma posteriormente.

c)     O certificado de conclusão do estágio pós-doutoral somente será emitido quando da entrega e inclusão do diploma no processo digital de matrícula do candidato.

d)    Os diplomas de curso de doutorado no exterior devem apresentar visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordo diplomático específico.

 

  1. Plano de trabalho a ser desenvolvido na UFSC.

a) O plano de trabalho deve conter, no máximo, 20 páginas, incluindo cronograma de atividades e as atividades de ensino previstas, se houver.

 

  1. Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa, OU

Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa, caso o candidato não possua bolsa.

 

8. Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado;

a)    Caso o candidato possua vínculo empregatício, deve-se anexar declaração da instituição autorizando o afastamento integral das atividades. OU

b)    Caso não seja possível o afastamento integral, deve-se anexar declaração assinada pelo candidato e supervisor atestando a dedicação de 40 horas para as atividades de pós-doc; E

c)     Declaração de ciência das instituições/empresas a respeito da realização do pós-doc, determinando os dias de trabalho e carga horária do candidato.

 

9. Cópia autenticada do RG (da carteira de identidade) e CPF.

a)    Não é valida a carteira nacional de habilitação-CNH.

b)    Em caso de estrangeiro, anexar cópia do RNE e passaporte.

 

Obs.: os documentos físicos devem ser entregues pessoalmente na secretaria do programa ou por SEDEX, endereçados à:

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PEN / UFSC
Caixa Postal 5057
CEP: 88.040-900
Florianópolis / SC

ATENÇÃO: Os candidatos a bolsa Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD/CAPES) deverão seguir as normas específicas do Edital lançado anualmente no site do PEN/UFSC


Bolsistas

Caso você tenha sido contemplado com uma bolsa (Edital específico do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES – PNPD/CAPES), lembramos que não é permitido receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, conforme resolução da CAPES – Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD. Orientamos para que leia atentamente as normas supracitadas, atentando para os seus direitos e suas obrigações.


Relatórios anuais

Para que possamos atualizar os dados de suas produções frente a CAPES, todo final de ano você deverá entregar o Relatório Anual Discente preenchido e assinado (versão impressa e por e-mail).
Os bolsistas devem entregar, além do Relatório supracitado  o Formulário de Acompanhamento de Bolsistas


Auxílio a Eventos

Para solicitar Auxílio a Eventos, leia atentamente as orientações abaixo, e entregue o formulário preenchido para Claudia Garcia, na sala de Projetos, sala 111, térreo do Bloco I. Qualquer dúvida enviar email para: administrativo.ppgen@contato.ufsc.br ou ligar no: 3721-2217

Auxílio a Eventos – Orientações

Auxílio a Eventos – Solicitação

Auxílio a Eventos – Reembolso

 


Prorrogação

Você poderá solicitar a prorrogação do seu estágio pós-doutoral mediante solicitação ao Colegiado Delegado. Para isso, antes do término do seu estágio você deverá entregar na secretaria do PEN os seguintes documentos:
1. Relatório parcial das atividades desenvolvidas;
2. Anuência do supervisor ao relatório parcial;
3. Plano de trabalho do próximo período, com cronograma de execução; e,
4. Solicitação da Prorrogação informando novas datas (dia/mês/ano de início e término).


Relatório final

Ao término do seu estágio pós-doutoral, seu relatório passará também pela aprovação do Colegiado Delegado. Para isso você deverá entregar na secretaria do PEN os seguintes documentos:
1. Relatório de Estágio Pós-Doutoral;
2. Anuência do supervisor ao relatório; e,
3. Comprovantes de inexistência de débito da Biblioteca Universitária – BU.


Certificado

Seu certificado será emitido após a aprovação de seu Relatório Final pelo Colegiado Delegado.
A secretaria do PEN lhe comunicará via e-mail quando seu Certificado estiver pronto. Você deverá retirá-lo pessoalmente, ou solicitar que alguém o faça para você, informando por email para secretaria nome e RG da pessoa que virá retirá-lo.