Doutorado Sanduíche: Dda Daniela Maysa de Souza, na Espanha

27/11/2017 17:30

A Doutoranda Daniela Maysa de Souza, orientanda da professora Dra Vânia Marli S. Backes realizou seu doutorado sanduíche (financiado pelo PDSE/CAPES) nos meses de agosto a novembro de 2017, na Universidad de Barcelona (UB), na Espanha. Sob orientação do professor Dr José Luis Medina Moya, a aluna participou das atividades do grupo de pesquisa de Formación Docente e Innovación Pedagógica (FODIP), participou de disciplinas do Master de Investigación y Cambio Educativo, participou da Jornada de Recerca, Innovació i Millora de la Docència i L’Aprenentatge, realizou visitas técnicas à atenção primária, terciária e à Facultad de Enfermería da UB, além da oportunidade de interação com docentes e discentes do FODIP. O período do sanduíche possibilitou o aprofundamento teórico-metodológico, a discussão com supervisor e docentes do FODIP e a finalização de manuscritos, aprimorando o texto final da tese, possibilitando ainda, a criação de uma proposta de formação docente para o professor novato, em parceria com os orientadores no Brasil e no exterior. Daniela destaca que “esta mobilidade internacional, com a oportunidade de participar da vida acadêmica na UB, demonstrou a importância da cooperação entre pesquisadores e instituições para o fortalecimento, aprofundamento dos aspectos conceituais e avanço das discussões, resultando na conclusão da tese. Além do aprendizado significativo, do ponto de vista acadêmico, pessoal e cultural”.