Doutorado sanduíche da aluna Simone Vidal Santos em Portugal

30/08/2018 06:13

A aluna Simone Vidal Santos, orientada pela Profa. Dra. Flávia Regina Souza Ramos e coorientada pela Profa. Dra. Roberta Costa, realizou seu Doutorado Sanduíche no período de abril a julho de 2018 na Unidade de Investigação em Ciência da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Luís Manuel da Cunha Batalha.

Durante este período, a aluna participou como convidada no Cultural Awareness in Nursing 2018, apresentando o Sistema de Saúde, a formação profissional e a gestão dos cuidados em enfermagem e saúde no Brasil,  partilhando experiências sobre o tema com os alunos de ESEnfC e com professores convidados de Portugal, Espanha, Bélgica, Noruega e Áustria; visitou serviços de neonatologia, pediatria e estomaterapia; ministrou aulas no Curso de Pós-licenciatura e Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; assistiu aula teórica no Curso de Pós-graduação em tratamento de feridas e aula prática sobre análise e interpretação de dados estatísticos; apresentou trabalho em evento internacional; apresentou seu projeto de tese na reunião científica da UICISA: e; analisou os dados da sua tese de doutorado. Além disso, participou do desenvolvimento de um novo projeto de pesquisa relacionado à adaptação transcultural de instrumento para avaliação de risco de lesão por pressão na população pediátrica envolvendo Brasil, Portugal e Turquia, fortalecendo a internacionalização do PEN/UFSC e ESEnfC.

Sobre o Doutorado Sanduiche, Simone destaca que “é uma experiência enriquecedora, pois permite troca de saberes e experiências acerca da formação e atuação do profissional enfermeiro no panorama mundial, seja no âmbito da docência, da pesquisa ou da assistência, ampliando o conhecimento e a visão global do pesquisador”. Simone ressalta ainda que “os enfermeiros portugueses apreciam as pesquisas da Enfermagem Brasileira. Isso me deixou muito feliz e orgulhosa!!!”.