Projeto aprovado em Chamado do CNPq sobre pesquisas para enfrentamento da COVID-19

10/07/2020 11:05

O projeto de pesquisa “Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com Covid-19 em hospitais universitários” foi aprovado na “Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves”.  Entre as 2.219 propostas recebidas pelo CNPq, a proposta coordenada pela Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann e Prof. Dr. José Luís Guedes dos Santos foi uma das 90 contempladas. A aprovação foi anunciada na última terça-feira, 7 de julho.

Trata-se de uma proposta multicêntrica nacional, que congrega uma rede de pesquisa entre 10 instituições de ensino federais, sendo duas de cada região do Brasil: (1) Sul: Universidade Federal de Santa Catarina (proponente) e Universidade Federal de Santa Maria; (2) Sudeste: Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro; (3) Nordeste: Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Bahia; (4) Norte: Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas; e, (5) Centro-oeste: Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Também participam do estudo, no âmbito da UFSC, as professoras Ana Lucia Schaefer Ferreira de MelloDiovane Ghignatti da CostaElisiane LorenziniGabriela Marcellino de Melo Lanzoni e Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa. Com duração prevista de dois anos, o projeto possibilita, ainda, a vinculação de estudantes de mestrado e doutorado e de doutores em estágio pós-doutoral.