I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO – SIPAM

29/08/2022 18:47

Simpósio promovido em parceria com o GRUPESMUR e o Grupo GESTAR

Em alusão às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) que ocorre de 01 a 07/08 e que teve como tema em 2022: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” e do mês do Aleitamento Materno no Brasil, “agosto dourado”, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil – GESTAR/MPSMI/UFN, coordenado pela Profa. Dra. Dirce Stein Backes, da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, e o Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido – GRUPESMUR/PEN/UFSC, liderado pela Profa. Dra. Marli Terezinha Stein Backes, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, promoveram conjuntamente o evento I Simpósio Internacional de Proteção do Aleitamento que ocorreu nos dias 03 e 04 de agosto de 2022, na modalidade on-line e foi transmitido pelo canal do SIPAM no YouTube®.

O objetivo do evento foi promover espaços de discussões, reflexões e atualização entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores acerca do aleitamento materno. O evento contou com convidadas nacionais e internacionais e com a participação de acadêmicos, mestrandos, doutorandos, mestres, doutores e profissionais da saúde de todo o país.

A abertura do evento foi realizada no dia 03/08/22 e contou com a presença das seguintes autoridades, Irani Rupolo – Reitora da Universidade Franciscana de Santa Maria/RS, Janini Ginani – Coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Dra. Dirce Stein Backes – Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Infantil e GESTAR/MSMI/UFN e Dra. Marli Terezinha Stein Backes, líder do GRUPESMUR/PEN/UFN.

Foto da abertura do evento realizada no dia 03/08/2022

No dia 03/08/2022 teve duas palestras. A primeira foi ministrada pela coordenadora do Mestrado de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, Dra. Dulce Maria Pereira Garcia Galvão que abordou a temática da “Promoção da amamentação na educação infantil’’, resultado de um projeto que desenvolve em Coimbra. A segunda foi realizada pela Coordenadora da Rede IBFAN/Brasil e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman – Me. Enfa. Cíntia Ribeiro dos Santos, que abordou a respeito da Educação e do apoio para fortalecer a amamentação.

No dia 04/08/2022 teve a palestra da Profa. Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos da UFSC que abordou acerca da “Capacitação de profissionais de maternidades na perspectiva dos novos 10 passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança’’.

Segundo os coordenadores do evento, acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana Leandro Medeiros e a doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o evento contou com mais de dois mil inscritos, 80 trabalhos submetidos, das mais diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais e, destes, 73 trabalhos foram aprovados pela comissão científica e serão publicados no E-book do evento. O encerramento do evento teve destaque com divulgação dos trabalhos premiados e com menção honrosa, apresentados pelos coordenadores do evento.

Link de acesso ao segundo dia do evento: https://www.youtube.com/watch?v=QaYkC4AUE3c