Intercâmbios Nacionais

Os docentes do PEN/UFSC participam de atividades de projeção nacional vinculados a projetos como o Doutorado Interinstitucional (DINTER), Associações em Rede de Ensino e Pesquisa, bem como representação em entidades e associações nacionais.
Com larga experiência de desenvolvimento de Programas Interinstitucionais – Mestrado Interinstitucional (MINTER), DINTER e Programa de Qualificação Institucional (PQI), o Programa já titulou nestas modalidades 217 mestres e 26 doutores.
Na década de 90, por meio da Rede de Promoção da Pós-Graduação na Região Sul – REPENSUL, fomentou a qualificação de mestres e doutores em cinco Polos – Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, Fundação Universidade do Rio Grande e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, todos vinculados à promotora PEN/UFSC, através dos Cursos Expandidos (Mestrado e Doutorado).

 


 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

DINTER com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

 O Projeto DINTER do PEN/UFSC com a receptora, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, titulou em 2015, 14 novos Doutores – todos Docentes da UFRN.

Importante destacar os benefícios alcançados com essa parceria: Cumprimento da meta de titulação dos 14 doutores no tempo previsto, gerando 14 teses de doutorado; Elaboração de manuscritos derivados das teses de doutorado para publicação; artigos já publicados pelos pós-graduandos com seus orientadores ou professores do PEN/UFSC, no período de 2013 a 2015; Ampliação da visibilidade e liderança da Enfermagem da UFRN em Instituições de Ensino e de Saúde, qualificando sobremaneira a formação profissional no âmbito do ensino técnico, de graduação e da pós-graduação em enfermagem; Impulso da produção científica e participação em eventos internacionais e nacionais com apresentação de trabalhos; Aumento do potencial de captação de financiamento junto aos órgãos de fomento da pesquisa e da extensão.


  DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

DINTER com a Universidade do Estado do Amazonas– UEA

 Em 2014, o PEN obteve a aprovação pela CAPES do DINTER em Enfermagem UFSC/UEA. O Curso teve inicio em 2015, com a qualificação de 16 docentes daquela instituição. Já foram ofertadas e desenvolvidas as disciplinas obrigatórias e eletivas de acordo com as Áreas de Concentração. O curso está em andamento.


ASSOCIAÇÃO EM REDE DE ENSINO

  • Projeto Pró-Ensino na Saúde

O Projeto Pró-ensino na saúde – CAPES, coordenado pela Dra. Marta Lenise do Prado, conta com a participação de 10 docentes permanentes do PEN e participação de docentes dos programas de PG em Odontologia/UFSC (Nota 3), da Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA (Notas 3), da Odontologia da UFPA (Nota 3), e Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECO (Nota 3).
Articula cinco grupos de pesquisa do PEN (EDEN, PRAXIS, GECHES, GEPADES e GIATE), um grupo de pesquisa do Programa de PG de Odontologia (GIS) da UFSC, um grupo de pesquisa da UNOCHAPECO (Grupo de Pesquisa em Políticas e Participação Social) e quatro grupos de pesquisa da UFPA (Desenvolvimento de materiais e Técnicas na Clínica Odontológica, GEPHE, INCLUDERE e SBCA). Integram o grupo professores e alunos de enfermagem, odontologia, farmácia, fisioterapia, biologia, educação física. Informações disponíveis no site http://proensinonasaude.paginas.ufsc.br/2012/06/22/ola-mundo/. O projeto conta com cotas de bolsa de mestrado, doutorado e professor visitante, as quais são distribuídas entre as três IES.

  • Parceria com Ministério da Saúde-SGTES e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo

Em 2011, o PEN/UFSC assumiu, junto com ao Ministério da Saúde-SGTES, o compromisso de coordenar o Projeto de Qualificação de Profissionais de Enfermagem e de Agentes de Saúde para a Rede de Atenção Integrada do SUS, com o desenvolvimento de um Curso de Especialização em Linhas de Cuidado de Enfermagem, nas áreas de Atenção Psicossocial, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Urgências e Emergências e Saúde Materno, Neonatal e do Lactente, na modalidade EAD, destinado a qualificar 1.200 enfermeiros dos serviços de saúde.
Composto de quatro etapas, contou com a colaboração da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, por meio de convênio específico. A coordenação geral do Projeto está à cargo da Profa. Dra. Vania Marli Schubert Backes. Para o desenvolvimento do projeto foram desenvolvidos seminários, oficinas e videoconferências de modo a estruturar o projeto coletivamente e elaborar os 10 Módulos do Curso, além dos 42 tutores envolvidos (etapas 1 e 2).
O Curso (etapa 3) teve início em novembro de 2012 com o primeiro encontro presencial realizado em 24 de novembro nas 27 capitais brasileiras. No ano de 2013, o Curso de Especialização avançou no desenvolvimento dos 9 módulos de aprendizagem e realização de mais dois Encontros Presenciais, a saber: 23 de março de 2013 e 21 de setembro de 2013 nas 27 capitais brasileiras.
Em 2014, o Curso foi concluído com a construção e desenvolvimento do TCC bem como sua apresentação presencial, no dia 17 de maio, para banca examinadora nas 27 capitais brasileiras. O projeto titulou 966 Especialistas em Linhas de cuidado em enfermagem em todo território nacional nas quatro opções temáticas.
Em 2015, a quarta etapa foi desenvolvida, incluindo a elaboração das Diretrizes e orientações para a capacitação para os Agentes Comunitários em Saúde em Linhas do Cuidado e das Diretrizes para Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em Linhas do Cuidado (Doenças Crônicas; Atenção Psicossocial; Saúde Materna, Neonatal e do Lactente; e Urgência e Emergência). Essa ação contou com reuniões entre diretores das Ações Técnicas do SGTES e criação dos Grupos de Trabalho da Capacitação dos ACS e do Curso de Especialização de Nível Técnico de Enfermagem, compostos por professores do PEN/UFSC, EERP/USP e representantes das ETSUS e DEGES/SGTES/MS.

  • Parceria com MS/UNASUS no Curso de Capacitação em Saúde Mental da Infância e da Adolescência no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial

Coordenado pela Dra. Maria Itayra Padilha, o Curso de Capacitação em Saúde Mental da Infância e da Adolescência no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial foi realizado de Novembro de 2012 até Julho de 2016, com a apacitação de quatro turmas, titulando 1800 profissionais de saúde de todo o Brasil.
O Plano Nacional de Formação e Educação Permanente tem o intuito de qualificar os profissionais que atuam nos serviços de saúde, considerando as atuais demandas das redes de saúde no país. Neste contexto, estabeleceu-se uma parceria entre a Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, a UFSC e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), visando concretizar, através de um processo colaborativo, o Curso de Atualização em Saúde Mental da Infância e Adolescência, na modalidade a distância. Portanto, este Curso surgiu como proposta à instrumentalização dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial, tendo compreendido que essa é uma demanda atual para qualificação da RAPS.
O curso tratou da atualização no campo da saúde mental da infância e adolescência, considerando os transtornos mais prevalentes e principais abordagens, bem como os desafios para o atendimento em Redes de Atenção à Saúde dentro da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com temáticas prioritárias como: construção de direitos para público infantojuvenil; o diagnóstico e o cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais, dentre eles o autismo; medicalização de crianças, adolescências e jovens; o uso de drogas na infância e adolescência; institucionalização do público infantojuvenil com demandas relacionadas ao uso de drogas; o cuidado de adolescentes e o cumprimento de medidas socioeducativas; as interfaces entre saúde e educação; dentre outras.


ASSOCIAÇÃO EM REDE DE PESQUISA

  • PRONEX-FAPESC – O cuidado à saúde do deficiente físico em Santa Catarina: realidade e desafios

Financiado pela FAPESC/CAPES, o projeto intitulado “O cuidado à saúde do deficiente físico em Santa Catarina: realidade e desafios” , teve início em abril de 2012, com término previsto para julho de 2017.
Fazem parte do projeto cinco grupos de pesquisa vinculados ao PEN/UFSC: GEHCES (Maria Itayra Padilha), GEPADES (Alacoque Lorenzini Erdmann, Selma Andrade), PRAXIS (Flávia Regina Souza Ramos), NUCRON (Soraia Dornelles e Denise Guerreiro) e GESPI (Silvia Azevedo dos Santos, Angela Alvarez, Karina Hammersmith) e um Grupo vinculado da UNIVALI, o ARES (Maria Teresa Leopardi).
O Projeto integrado possui natureza quanti-qualitativa, com sujeitos deficientes físicos, suas famílias, seus cuidadores e trabalhadores de saúde, implicando em variadas técnicas de coleta e análise de dados, com predomínio de estudos qualitativos. O macro projeto articula os seguintes objetivos: Identificar o perfil epidemiológico de deficientes físicos das duas regionais (Grande Florianópolis e Itajaí); analisar a rede de apoio ao deficiente e os cuidados públicos recebidos; investigar a acessibilidade aos serviços de saúde na atenção básica; mapear os serviços públicos existentes e ofertados para o grupo de deficientes – sua infraestrutura, cobertura e pessoal; desenvolver e avaliar um sistema de informação SISReab de suporte aos profissionais de saúde, para armazenamento de dados e informações que permitam o controle, o gerenciamento e o monitoramento das pessoas com deficiência física em duas regionais de SC; analisar a história das intervenções e políticas nacionais, estaduais, e municipais relativas ao deficiente físico a partir de duas regionais em Santa Catarina.
A pesquisa está sendo realizada nos seguintes cenários: Local de moradia do deficiente físico, Unidade Básica de saúde, Serviços de saúde pública do Estado voltada aos atendimentos de urgência e emergência, Unidades de Terapia Intensiva e reabilitação – onde serão investigados os mecanismos de entrada do deficiente físico e as articulações com outros serviços de saúde.
Como parte deste Projeto, foi realizado, em setembro de 2015, o I SIAER – Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação, contou com a presença de conferencistas internacionais da Universidade do Porto (Maria Manuela Martins e Barbara Gomez) e Nacionais da UNIRIO, USP/RP, Rede Luci Montoro, Centro Catarinense de Reabilitação, Rede Sarah Kubitschek) e UFSC.

  •  PPSUS- Projetos de Pesquisa sobre o SUS – Edital FAPESC nº03/2012-2016

– Gestão em REDE: prevenção da mortalidade materna e neonatal – coordenado pela Dra. Maria de Lourdes de Souza, o projeto Gestão em REDE: prevenção da mortalidade materna e neonatal está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, UNIVALI, UNOESC, Secretarias Municipais e outras, no período de 2013 a 2016. Dentre suas atividades, destacamos: Capacitação para investigação epidemiológica, identificação de estratégias institucionais para redução de mortalidade materna, implantação do Comitê Estadual CEPOMIF junto a SES/SC e os Comitês Regionais junto a SES/SC e as Regionais de Saúde. Promoção de oficinas, seminário e participação em Congresso e produção de texto científico com a participação de técnicos da SES/SC.

– Registro Eletrônico em Saúde e Telemonitoramento para á área de Urgência e Emergência no Estado de Santa Catarina-eRUE – coordenado pela Dra. Grace Dal Sasso em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina e Ministério da Saúde, no período de 2012 a 2016.

– Organização das unidades de pronto atendimento do estado de Santa Catarina: com a palavra os gestores, profissionais de saúde e usuários – coordenado pela Dra. Eliane Regina Pereira do Nascimento , no período de 2014 a 2017, tem como objetivo avaliar a organização de Unidades de Pronto Atendimento do Estado de Santa Catarina, nas perspectivas de gestores, profissionais de saúde e usuários, fundamentada na Política Nacional de Atenção às Urgências e na avaliação em saúde.

  • PROCAD Programa de Cooperação Acadêmica

 Envelhecimento ativo: promoção da saúde e prevenção de incapacidades funcionais e cognitivas – coordenado pela Dra. Silvia Maria Azevedo dos Santos. Estudo multicêntrico, desenvolvido em diferentes contextos, realizado em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso e a Universidade Federal do Pará, no período de outubro/2014 a outubro/2019. Tem por objetivo principal compreender o impacto das quedas no envelhecimento ativo de idosos residentes nos municípios de Florianópolis, Cuiabá e Belém.