Estrutura do Curso de Mestrado

O Curso de Mestrado em Enfermagem, com suas duas Áreas de Concentração, é composto por 24 créditos, sendo:

  • 16 créditos em disciplinas obrigatórias – comum às duas áreas, sendo 3 em disciplina do eixo complementar, que ampliam a base instrumental comum em Pesquisa;
  • 2 créditos em eletivas do eixo flexível, estágio docência, atividades complementares, em disciplinas do Mestrado PEN, de outros cursos stricto sensu da UFSC ou em disciplinas validadas de outros cursos (respeitados os limites regimentais de validação);
  • 6 créditos de Dissertação.

 GRADE CURRICULAR

Área de Concentração 1: Cuidado em Saúde e Enfermagem no Processo de Viver Humano Área de Concentração 2: Educação, Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem
Disciplinas Obrigatórias Comuns – Área 1 e 2 (cumprir 16 créditos)
  • Fundamentos Teórico Metodológicos para a Pesquisa em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Concepções Teórico-Filosóficas na Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Educação, Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Pesquisa Quantitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
DISSERTAÇÃO – 6 CRÉDITOS
Eletivas comuns Mestrado e Doutorado (cumprir 2 créditos)
  • Tópicos Especiais em Pesquisa – 1 a 2 créditos
  • Tópicos Especiais em Saúde e Enfermagem – 1 a 2 créditos
  • Estágio Docência – 2 a 3 créditos
  • Pesquisa Convergente Assistencial (PCA)– 3 créditos
  • História sociocultural em Educação, Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Cuidado em situações agudas de saúde – 3 créditos
  • Políticas Públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos
  • Ética e bioética em Saúde – 3 créditos
  • Pesquisa Clínica em Cuidados de Saúde e de Enfermagem – 3 créditos
  • Elaboração de Artigos Científicos – 3 créditos

Atividades Complementares:

  • Atividade complementar em pesquisa – 1 a 2 créditos
  • Atividade complementar em extensão – 1 a 2 créditos

Total: 24 créditos. Prazo máximo para a conclusão do curso: 24 meses.

EMENTA DAS DISCIPLINAS


NFR 3310000 – Fundamentos Teórico Metodológicos para a Pesquisa em Saúde e Enfermagem – 4 créditos 

Ementa: O pensamento científico. A epistemologia e a história da Ciência. A pesquisa como instrumento de intervenção na realidade. Delineamentos de pesquisa. Estudos qualitativos e quantitativos em enfermagem e em saúde. Etapas gerais da investigação científica. Ética na pesquisa.


NFR 410083 – Concepções Teórico-Filosóficas na Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Diferentes correntes epistemológicas do pensamento em saúde e enfermagem. A evolução do conhecimento em saúde e em enfermagem. Referenciais teóricos no contexto atual do cuidado em saúde e enfermagem. Ética e profissão em Saúde e Enfermagem.


NFR 410084 – Educação, Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Cenário das práticas profissionais em saúde e Enfermagem – dimensões históricas, sociológicas e políticas. A formação em saúde e Enfermagem. Políticas públicas e gestão em educação, saúde e Enfermagem. Competências gerenciais em saúde e Enfermagem.


NFR 410030 – Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.


NFR410031 – Pesquisa Quantitativa em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Estratégias de coleta de dados. Métodos paramétricos e não paramétricos de análise de dados..


ELETIVAS

NFR3341001 – Metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação-intervenção: bases, tendências e perspectivas metodológicas. A pesquisa Convergente assistencial. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.

NFR 510078 – O Cuidado em situações agudas – 3 créditos

Ementa: O cuidado de enfermagem a pessoas em situações agudas e emergentes no processo de viver, adoecer e morrer. Promoção da saúde, prevenção de acidentes. A prática baseada em evidências.

NFR 510074 – Políticas públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos

Ementa: Aspectos históricos e políticos relacionados com a saúde da mulher e do recém-nascido. Contextualização dos programas governamentais, da legislação atual e da contribuição da enfermagem na área.

NFR 410086 – Ética e bioética na Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: A reflexão ético-filosófica de questões do campo da saúde e enfermagem. A bioética como campo de conhecimento interdisciplinar e de ação política. Bases conceituais da bioética. Bioética e Biopolítica. Valores, argumentação e deliberação moral como ferramentas críticas do exercício profissional em saúde e enfermagem.

NFR410085 – História sociocultural da Educação, da Saúde e da Enfermagem – 3 créditos

Ementa: A enfermagem como prática historicamente construída. História das práticas terapêuticas e da formação em saúde e enfermagem. Relações históricas da prática profissional com a estrutura social, com as políticas de saúde, com os paradigmas de produção do conhecimento e com as políticas de saúde. Objetos de estudo, abordagens teórico-metodológicas em história. O ensino da história da Enfermagem e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da profissão.

NFR510116 – Pesquisa Clínica em Cuidados de Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Princípios na pesquisa clínica na saúde e na enfermagem, estudos semi-experimentais e experimentais. Questões identificadas na prática clínica e que visam a análise de efeitos de ações e intervenções de enfermagem com impacto na saúde das pessoas. Princípios e métodos da pesquisa clínica para a qualidade e segurança do cuidado em saúde. Aspectos éticos, normas para o planejamento, registro e relato de ensaios clínicos.

NFR510066 – Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Aspectos teóricos e filosóficos da formação docente em enfermagem e saúde. Formação crítica-reflexiva do docente. Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem. Análise das políticas de educação. Avaliação no ensino. Integração ensino-serviço.

NFR510102 – Elaboração de Artigos Científicos – 3 créditos

Ementa: Normas e etapas de elaboração e desenvolvimento de artigos científicos. Critérios de avaliação de manuscritos submetidos para publicação em periódicos científicos. Critérios relativos à autoria de artigos científicos. Os Desafios e compromissos na publicação cientifica. Aspectos éticos na elaboração e finalização de um artigo científico.

Tópicos Especiais em Pesquisa – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de temas atuais, controversos e/ou inovadores de interesse para a pesquisa, produção e divulgação do conhecimento em saúde e enfermagem. Interesse da sociedade, das organizações profissionais e da ciência no contexto da saúde e enfermagem.
Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento às demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos), ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.

Tópicos Especiais em Saúde e Enfermagem – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de temas atuais, controversos e/ou inovadores de interesse da saúde e enfermagem, nos diferentes contextos sociais.
Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento às demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos), ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.

Estágio de Docência – 2 a 3 créditos

Ementa: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Aplicação de metodologias/tecnologias inovadoras de ensino aprendizagem. Intercâmbio interinstitucional de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

Atividade complementar em pesquisa (ACP) – 1 a 2 créditos

Ementa: atividades desenvolvidas pelo pós-graduando que mediante comprovação da pertinência para a formação do pesquisador, podem ser validadas. Cada pós-graduando pode somar até 4 créditos em diferentes ACP.
O PEN normatizará os tipos de ACP e créditos a serem conferidos em instrução normativa específica.

Atividade complementar em extensão (ACE) – 1 a 2 créditos

Ementa: atividades desenvolvidas pelo pós-graduando que mediante comprovação da pertinência e relevante diferencial para a formação acadêmica e inserção social, podem ser validadas. Cada pós-graduando pode somar até 4 créditos em diferentes ACE.
O PEN normatizará os tipos de ACE e créditos a serem conferidos. Ex.: Organização de eventos nacionais ou locais; ofertar cursos de extensão; apresentar trabalho em evento no exterior.

Créditos de DISSERTAÇÃO – 6 créditos

Trata-se do desenvolvimento de atividades de aprofundamento teórico-metodológico do trabalho de conclusão do curso.