Estrutura do Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado em Enfermagem, com suas duas Áreas de Concentração, é composto por 48 créditos, sendo:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias – comum às duas áreas;
  • 8 créditos em disciplinas obrigatórias de cada área de Concentração (do rol de disciplinas ofertadas específicas das Áreas 1 e 2);
  • 16 créditos em eletivas do eixo flexível, estágio docência, atividades complementares, em disciplinas de outros cursos stricto sensu da UFSC ou em disciplinas validadas de outros cursos (respeitados os limites regimentais de validação);
  • 12 créditos de Tese.

 GRADE CURRICULAR

Área de Concentração 1: Cuidado em Saúde e Enfermagem no Processo de Viver Humano Área de Concentração 2: Educação, Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem
Disciplinas Obrigatórias Comuns – Área 1 e 2 (cumprir 12 créditos)
  • Pesquisa Qualitativa Avançada em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Pesquisa Quantitativa Avançada em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Filosofia da Ciência, da Enfermagem e da Saúde – 4 créditos
Disciplinas Obrigatórias Área 1 (cumprir 8 créditos)
  • Tecnologias e inovações para o cuidado em saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Prática baseada em evidências no processo de saúde-doença e enfermagem – 4 créditos
  • Promoção da saúde no processo de viver humano e Enfermagem – 4 créditos
Disciplinas Obrigatórias Área 2 (cumprir 8 créditos)
  • Políticas e tecnologias em gestão e avaliação em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
  • Educação profissional na saúde e enfermagem – 4 créditos
  • Processo de trabalho e História em Saúde e Enfermagem – 4 créditos
SEMINÁRIO DE TESE – 12 CRÉDITOS
Eletivas comuns Mestrado e Doutorado (cumprir 16 créditos)
  • Tópicos Especiais em Pesquisa – 1 a 2 créditos
  • Tópicos Especiais em Saúde e Enfermagem – 1 a 2 créditos
  • Estágio Docência – 2 a 3 créditos
  • Pesquisa Convergente Assistencial (PCA)– 3 créditos
  • História sociocultural em Educação, Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde e Enfermagem – 3 créditos
  • Cuidado em situações agudas de saúde – 3 créditos
  • Políticas Públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos
  • Ética e bioética em Saúde – 3 créditos
  • Pesquisa Clínica em Cuidados de Saúde e de Enfermagem – 3 créditos
  • Elaboração de Artigos Científicos – 3 créditos
  • Cooperação Internacional e Projetos Multicêntricos – 3 créditos

Atividades Complementares:

  • Atividade complementar em pesquisa – 1 a 2 créditos
  • Atividade complementar em extensão – 1 a 2 créditos

Total: 48 créditos. Prazo máximo para a conclusão do curso: 48 meses.


EMENTA DAS DISCIPLINAS


NFR 510115 – Pesquisa Qualitativa Avançada em Saúde e Enfermagem – 4 créditos 

Ementa: Bases, tendências, avanços e perspectivas da pesquisa qualitativa em saúde e enfermagem. Projeto e desenhos de pesquisa qualitativa. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados qualitativos. Tecnologias para a análise de dados qualitativos. Qualidade de relatórios de pesquisa qualitativa. Rigor, ética e integridade em pesquisa qualitativa.


NFR 510109 – Pesquisa Quantitativa Avançada em Saúde e Enfermagem – 4 créditos 

Ementa: Bases, tendências, avanços e perspectivas da pesquisa quantitativa em saúde e enfermagem. Projeto e desenhos de pesquisa quantitativa: problema, objetivos e hipótese, amostra, variáveis, estratégias de coleta, registro e organização de dados. Estatística descritiva e inferencial. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Qualidade de relatórios de pesquisa quantitativa. Rigor, ética e integridade em pesquisa quantitativa.


NFR 510103 – Filosofia da Ciência, da Enfermagem e da Saúde – 4 créditos

Ementa: Análise do pensamento filosófico e científico e suas contribuições para a saúde e a enfermagem. Conhecimento e verdade. Bases ontológicas e epistemológicas da ciência, da enfermagem e das disciplinas da área da saúde. Relação ciência, tecnologia e ética.


OBRIGATÓRIAS DA ÁREA 1

NFR 510106 – Tecnologias e inovações para o cuidado em saúde e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas para as tecnologias do cuidado em Enfermagem e Saúde. Teorias e modelos de tecnologia de cuidado em enfermagem e saúde. Arte e criatividade nas práticas de cuidado. A fundamentação, os métodos e as políticas para a produção tecnológica.


NFR 510105 – Prática baseada em evidências no processo de saúde-doença e enfermagem – 4 créditos

Ementa: Prática baseada em evidências. Identificação dos parâmetros para a recomendação das evidências e de diretrizes. Tipos de desenho e níveis de evidência. Investigação das evidências nas bases de dados. Análise crítica das evidências. Aplicação dos conceitos frente a diferentes necessidades dos serviços de saúde.


NFR 510107 – Promoção da Saúde no Processo de Viver Humano e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Concepções Teórico-Filosóficas, Históricas e Políticas da Promoção da Saúde. Estratégias e Práticas na Promoção da Saúde em distintos contextos de cuidado a pessoas, famílias e coletividades. Promoção da Saúde e Educação em Saúde nas diferentes fases do ciclo vital e o processo de viver, adoecer, morrer e transcender. Cotidiano contemporâneo, aspectos socioantropológicos, determinação social e Promoção da Saúde.


OBRIGATÓRIAS DA ÁREA 2

NFR 510108 – Processo de Trabalho e História em Saúde e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Bases políticas, filosóficas, sociológicas e históricas do trabalho em saúde e Enfermagem. O trabalho em saúde e enfermagem, no contexto do trabalho humano e das transformações sócio-históricas. A força de trabalho, a finalidade, o objeto, os instrumentos e o produto. Trabalho, disciplina e profissão. Constituição das profissões de saúde no contexto social e histórico. Dimensões objetivas e subjetivas para análise do trabalho em saúde.


NFR 510104 – Políticas e tecnologias em gestão e avaliação em Saúde e Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Concepções teórico-filosóficas da gestão em organizações educacionais e de serviços de saúde. Políticas e tecnologias de gestão e avaliação em saúde e Enfermagem. Sistemas organizacionais, planejamento e avaliação em educação em saúde e enfermagem. Bases teóricas, metodológicas na produção e aplicação das tecnologias em educação, saúde e enfermagem. Tecnologias emergentes para gestão e avaliação em saúde e enfermagem.


NFR 510113 – Educação profissional na Saúde e na Enfermagem – 4 créditos

Ementa: Aspectos teóricos, filosóficos e políticos da formação profissional e docente em saúde e em enfermagem nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem e de avaliação. Formação permanente dos profissionais de saúde e enfermagem e integração ensino-serviço.


ELETIVAS

Pesquisa Convergente Assistencial – 3 créditos

Ementa: Projetos de investigação-intervenção: bases, tendências e perspectivas metodológicas. A pesquisa Convergente assistencial. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação. Estratégias de coleta e análise de dados.

NFR 510078 – O Cuidado em situações agudas – 3 créditos

Ementa: O cuidado de enfermagem a pessoas em situações agudas e emergentes no processo de viver, adoecer e morrer. Promoção da saúde, prevenção de acidentes. A prática baseada em evidências.

NFR 510074 – Políticas públicas na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido – 3 créditos

Ementa: Aspectos históricos e políticos relacionados com a saúde da mulher e do recém-nascido. Contextualização dos programas governamentais, da legislação atual e da contribuição da enfermagem na área.

NFR 410086 – Ética e bioética na Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: A reflexão ético-filosófica de questões do campo da saúde e enfermagem. A bioética como campo de conhecimento interdisciplinar e de ação política. Bases conceituais da bioética. Bioética e Biopolítica. Valores, argumentação e deliberação moral como ferramentas críticas do exercício profissional em saúde e enfermagem.

História sociocultural da Educação, da Saúde e da Enfermagem – 3 créditos

Ementa: A enfermagem como prática historicamente construída. História das práticas terapêuticas e da formação em saúde e enfermagem. Relações históricas da prática profissional com a estrutura social, com as políticas de saúde, com os paradigmas de produção do conhecimento e com as políticas de saúde. Objetos de estudo, abordagens teórico-metodológicas em história. O ensino da história da Enfermagem e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da profissão.

Pesquisa Clínica em Cuidados de Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Princípios na pesquisa clínica na saúde e na enfermagem, estudos semi-experimentais e experimentais. Questões identificadas na prática clínica e que visam a análise de efeitos de ações e intervenções de enfermagem com impacto na saúde das pessoas. Princípios e métodos da pesquisa clínica para a qualidade e segurança do cuidado em saúde. Aspectos éticos, normas para o planejamento, registro e relato de ensaios clínicos.

Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde e Enfermagem – 3 créditos

Ementa: Aspectos teóricos e filosóficos da formação docente em enfermagem e saúde. Formação crítica-reflexiva do docente. Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem. Análise das políticas de educação. Avaliação no ensino. Integração ensino-serviço.

Elaboração de Artigos Científicos – 3 créditos

Ementa: Normas e etapas de elaboração e desenvolvimento de artigos científicos. Critérios de avaliação de manuscritos submetidos para publicação em periódicos científicos. Critérios relativos à autoria de artigos científicos. Os Desafios e compromissos na publicação cientifica. Aspectos éticos na elaboração e finalização de um artigo científico.

Tópicos Especiais em Pesquisa – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de temas atuais, controversos e/ou inovadores de interesse para a pesquisa, produção e divulgação do conhecimento em saúde e enfermagem. Interesse da sociedade, das organizações profissionais e da ciência no contexto da saúde e enfermagem.
Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento às demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos), ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.

Tópicos Especiais em Saúde e Enfermagem – 1 a 2 créditos

Ementa: Desenvolvimento de temas atuais, controversos e/ou inovadores de interesse da saúde e enfermagem, nos diferentes contextos sociais.
Obs.: Esta disciplina é ofertada por iniciativa do programa, em atendimento às demandas levantadas junto a um conjunto de alunos (no mínimo 5 alunos), ou por oportunidades de intercâmbio de professores e projetos. Terá uma ementa específica, de acordo com o tema eleito.

Estágio de Docência – 2 a 3 créditos

Ementa: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Aplicação de metodologias/tecnologias inovadoras de ensino aprendizagem. Intercâmbio interinstitucional de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

Atividade complementar em pesquisa (ACP) – 1 a 2 créditos

Ementa: atividades desenvolvidas pelo pós-graduando que mediante comprovação da pertinência para a formação do pesquisador, podem ser validadas. Cada pós-graduando pode somar até 4 créditos em diferentes ACP.
O PEN normatizará os tipos de ACP e créditos a serem conferidos em instrução normativa específica.

Atividade complementar em extensão (ACE) – 1 a 2 créditos

Ementa: atividades desenvolvidas pelo pós-graduando que mediante comprovação da pertinência e relevante diferencial para a formação acadêmica e inserção social, podem ser validadas. Cada pós-graduando pode somar até 4 créditos em diferentes ACE.
O PEN normatizará os tipos de ACE e créditos a serem conferidos. Ex.: Organização de eventos nacionais ou locais; ofertar cursos de extensão; apresentar trabalho em evento no exterior.

Créditos de TESE – 12 créditos

Trata-se do desenvolvimento de atividades de aprofundamento teórico-metodológico do trabalho de conclusão do curso.

Obs.: O doutorando poderá cursar disciplinas do Curso de Mestrado Acadêmico e do Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem, especialmente de sua área de concentração