MINTER Internacional

PEN/UFSC – DEPTO ENFERMAGEM/UMAG/CHILE

 O PEN foi o primeiro Programa da área de Enfermagem a propor e desenvolver iniciativas de formação em parcerias interinstitucionais, coerente ao seu compromisso de desenvolvimento extra-muros. Estando já consolidada esta política de cooperação, pela experiência de vários anos, há por parte do corpo docente uma maior segurança quanto ao seu desenvolvimento, bem como confiança e reconhecimento na qualidade do produto, seja quanto à qualificação de Mestres, seja quanto aos resultados no desenvolvimento científico e tecnológico da Enfermagem e suas repercussões para todo o campo da saúde. Este histórico de exitosas propostas desenvolvidas dá ao programa o lastro e as condições acadêmicas e técnicas para a oferta do MINTER-INTERNACIONAL com a Universidade de Magallanes/ UMAG-Chile, contribuindo sobremaneira com a visibilidade da Pós-Graduação Brasileira.

Desta forma, objetiva-se: Capacitar enfermeiras/os e outros profissionais da saúde, para uma prática transformadora, técnica e politicamente competente, através do desenvolvimento de estudos avançados em saúde e enfermagem, numa perspectiva interdisciplinar, em suas duas áreas de concentração; Gerar e ampliar as bases filosóficas, científicas e metodológicas para o desenvolvimento do conhecimento, da inovação e do trabalho da enfermagem e na saúde, nos campos assistenciais, gerenciais e educacionais.  

A Meta prevê titular 20 mestres docentes da UMAG, gerando 20 dissertações de mestrado e 40 manuscritos, incrementando a pesquisa e a produção cientifica.

A experiência na oferta de cursos na modalidade interinstitucional consolidou o desenvolvimento de estratégias para garantir o acompanhamento didático-pedagógico do curso e preservar e difundir as bases do Programa, quais sejam: – qualificação “in loco” e voltada tanto para a realidade regional de saúde, onde se inserem as práticas profissionais dos mestrandos, como para ao contexto internacional da Enfermagem e Saúde; – articulação do corpo discente, com acompanhamento e análise contínua da execução do curso e com o envolvimento dos mestrandos no conjunto das atividades e oportunidades acadêmicas, incluindo eventos de avaliação e troca de conhecimentos entre os alunos de diferentes turmas; – participação nas atividades dos Grupos de Pesquisa da promotora; – envolvimento ampliado do corpo docente da UFSC no ensino das disciplinas e em orientação, também oportunizando que professores doutores da Universidade receptora atuem como colaboradores credenciados nestas atividades, obedecidos os dispositivos normativos, de modo a fortalecer o potencial e ambiência cientifica, especialmente a partir das bases de investigação e Linhas de Pesquisa da promotora.

As atividades promovidas pelo PEN/UFSC, relativas aos convênios em andamento,  intercambios e parcerias Internacionais, terão plena abertura e incentivo ao envolvimento dos mestrandos da UMAG, o que inclui a oferta de cursos e disciplinas eletivas pelos professores internacionais em estadias na UFSC, vídeo conferencias, viagens em missões de trabalho e estudo, entre outras. Estas iniciativas têm procurado viabilizar a participação de convidados de Programas e Universidades estrangeiras em atividades científicas, bancas e disciplinas regulares, eletivas e especificas. O estágio na sede não será obrigatório, mas uma oportunidade estimulada pelas partes. É previsto um período de 15 dias para grupos de alunos participarem de atividades em agenda concentrada, na UFSC, na forma de seminários e atividades individuais nos respectivos grupos de pesquisa. Neste período deverão ocorrer as bancas de qualificação, de modo a promover que discentes da UMAG e da UFSC participem da agenda de bancas, seminários, palestras, entre outras. O ambiente internacional influencia a prática dos profissionais de saúde, para criar a necessidade de aprovar títulos, facilitar a circulação dos profissionais e, também neste caso, reforçar as garantias de qualidade dos serviços.

minter internacional

Visita Reitor da Universidade de Magallanes Dr. Juan Pérez ao PEN/UFSC – 2015

minter internacional 2

Professoras Dra. Flavia Ramos e Dra. Maria Itayra Padilha com Reitor da Universidade de Magallanes Dr. Juan Pérez; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Dr. Andrés Muñoz; Diretora do CCS e Coordenadora Local do MINTER UMAG/PEN/UFSC Dra. Elide Mariela Alarcón Bustos – 2016

minter internacional 3

 Professores do Departamento de Enfermagem Universidade de Magallanes/Chile em oficina com professoras PEN/UFSC – 2016