Profa. Denise Pires ministra curso com parceria internacional

19/04/2023 13:48

Nos dias 28 e 30 de março, a professora Dra. Denise Pires, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC (PEN-UFSC), ministrou o curso “Análise qualitativa de dados” em parceria com a professora Dra. Olga Pimenta da Escola Superior da Enfermagem do Porto (ESEP), de Portugal.

O curso foi realizado em duas etapas, sendo a primeira voltada aos aspectos teórico-conceituais sobre a ciência e pesquisa qualitativa, e na segunda etapa com ênfase na utilização de softwares para análise de dados qualitativos. A professora Dra. Denise Pires possui expertise no uso do software ATLAS.ti para análise qualitativa e compartilhou com professores e alunos da pós-graduação da ESEP sobre os recursos do software na análise dos dados qualitativos.

A realização do curso fortalece a parceria internacional entre o PEN-UFSC e os pesquisadores da ESEP em Portugal, bem como impulsiona a produção de conhecimento na pesquisa qualitativa por meio da utilização de softwares para apoio à análise dos dados qualitativos.