Dinter com a Universidade do Estado do Amazonas (Turma 2)

12/05/2023 15:15

No segundo semestre deste ano, o PEN/UFSC dará início à segunda turma do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O programa oferecerá 20 vagas para estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos acadêmicos. A primeira turma foi desenvolvida entre 2015 e 2019, com a titulação de 16 Doutores em Enfermagem.

Para marcar o início dessa importante parceria, o Dr. Darlisom Sousa Ferreira, Pró-reitor de Extensão da UEA e coordenador local da turma, juntamente com o Prof. Wagner Monteiro, visitaram a UFSC no dia 27 de abril de 2023. Eles foram recebidos pelo Dr. Werner Kraus Jr., Pró-reitor de Pós-Graduação da UFSC, e acompanhados pelo Prof. Dr. José Luís Guedes dos Santos, subcoordenador do PEN/UFSC, em um encontro que fortaleceu os laços entre as instituições e possibilitou a troca de experiências acadêmicas.

O Doutorado Interinstitucional é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu, que permite que estudantes de uma instituição realizem seu doutorado em outra universidade. Essa parceria entre a UEA e a UFSC visa ampliar o acesso à formação de alto nível e fomentar a cooperação científica e tecnológica entre as instituições.

A nova turma do Dinter com a Universidade do Estado do Amazonas terá início no segundo semestre de 2023. As 20 vagas oferecidas proporcionarão aos estudantes uma oportunidade única de desenvolver pesquisas e estudos avançados nas áreas de interesse, contando com a expertise de docentes qualificados de ambas as universidades.

A parceria entre a UEA e a UFSC tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e fortalecer os programas de pós-graduação das instituições envolvidas. Os alunos selecionados para o Dinter terão acesso a recursos e estrutura acadêmica de ambas as universidades, além de contar com orientação especializada para o desenvolvimento de suas pesquisas.

As inscrições para o Dinter estarão abertas em breve, e os interessados poderão obter mais informações nos canais de comunicação da UEA e da UFSC. A oportunidade de participar dessa colaboração interinstitucional certamente trará benefícios significativos para a carreira acadêmica dos estudantes selecionados e contribuirá para o desenvolvimento da Enfermagem na Região Norte do Brasil.