Doutorado Sanduíche em Portugal da aluna Daiana de Mattia

12/05/2023 14:56

 Em relação aos eventos, pôde-se aprofundar nas questões relacionadas a gestão da qualidade e sustentabilidade, os quais vão ao encontro do referencial teórico da tese. No que diz respeito aos cursos, estes foram voltados também a temática da tese mais especificamente ao processo de transfusão de sangue e manejo do Patient Blood Management (PBM), o qual pode ser visto, também, nas visitas técnicas realizadas. 

Outro ponto a destacar neste percurso, foi a participação nas aulas do curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica. Além de poder aprofundar os conhecimentos no que diz respeito a gestão por processos e supervisão, durante as aulas, foi possível conhecer o processo de trabalho dos enfermeiros em diversas áreas, as dificuldades enfrentadas por eles (que não difere muito das dificuldades enfrentadas no Brasil) e trocar experiência. Tive a oportunidade, também, de ministrar uma aula sobre Business Process Management (BPM), tema que faz parte do referencial da minha tese. 

Estar presente diariamente na UICISA:E permitiu a interação com outros pesquisadores, conhecer as principais linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas, participar de atividades e eventos que contribuem para o aprimoramento profissional e processo reflexivo. 

Pode-se afirmar que realizar este percurso trouxe grandes contribuições não só para o desenvolvimento da tese como foi apresentado, mas também para o desenvolvimento profissional e pessoal. Estar em contato com outras culturas e conhecer outras realidades nos faz sair da zona de conforto e refletir o quanto ainda podemos avançar e melhorar, mas, também, valorizar aquilo que temos de melhor. 

O percurso do doutorado sanduíche realizado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde Enfermagem (UICISA:E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e que contou com a expertise e supervisão da profª Drª Maria Manuela teve uma grande contribuição para a construção tese “Gerenciamento de enfermagem no processo transfusional: construção e validação de indicadores para melhoria da qualidade”, permitindo o desenvolvimento de três etapas metodológicas: finalização do mapeamento do processo de trabalho da enfermagem na transfusão de sangue, identificação dos indicadores para gerenciamento de enfermagem na transfusão de sangue e a construção das fichas técnicas destes indicadores. 

Além das atividades da tese, foi possível realizar visitas técnicas ao Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) de Coimbra e ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde  pode-se observar o processo de trabalho do enfermeiro na transfusão de sangue, considerando suas atividades e tarefas; as tecnologias que contribuem para a segurança transfusional; os indicadores monitorados pela instituição e  a realização de network para uma possível parceria entre os serviços de sangue do Brasil e do CHUC. 

A participação nos eventos e realização de alguns cursos também foi de grande valia neste percurso:

Doutoranda: Daiana de Mattia 
Orientadora: Prof. Dr.ª Dulcinéia Ghizoni Schneider
Co orientadora: Prof. Dr.ª Francine Lima Gelbcke
Orientadora da ESEnfC: Prof. Dr.ª Maria Manuela Frederico Ferreira