Profa Marli Backes participa de evento em comemoração a Semana de Enfermagem no RS

24/05/2023 08:57

No período de 9 a 11 de maio de 2023, a Profa. Dra. Marli Terezinha Stein Backes participou do evento 8ª Jornada Internacional de Enfermagem, 6º Seminário em Saúde Materno Infantil e 6º Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha na Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS, cujo tema foi: Enfermagem Presente e Futuro: tecnologias, habilidades e espaços de atuação.

No dia 10/05/2023, das 10 às 12h, a Profa. Marli participou da Mesa Redonda intitulada: “Habilidades e Inovações Tecnológicas no Cenário Materno-Infantil”, abordando o tema Plano de Parto e Nascimento. Esta Mesa Redonda foi coordenada pela Psicóloga Dra. Cristina Saling Kruel da UFN e também contou com a participação da Nutricionista Dra. Franceliane Jobim Benedetti da UFN que falou sobre aleitamento materno, da Médica ginecologista e obstetra Giana Nunes Mendonça de Barros da Clínica Amparo de Santa Maria/RS que abordou o parto e a indústria/epidemia de cesariana, da Fisioterapeuta Me. Andressa Reis Caetano que atua com Fisioterapia de alta performance e falou das tecnologias sociais no pré-natal e da Psicóloga Me. Clara Veiga Ramires Monteiro da Clínica Crescer Contigo de Santa Maria/RS que abordou as habilidades socioemocionais da equipe no contexto perinatal.

Em homenagem à Semana da Enfermagem que acontece anualmente de 12 a 20 de maio, a Profa. Marli participou da reportagem intitulada: “Enfermagem de Prática Avançada em Saúde Materno-Infantil”, da TV Saúde em Foco da UFN de 15/05/2023, com a participação da Profa. Dra. Dirce Stein Backes da UFN, da Profa. Dra. Cláudia Limmer de Hamburg/Alemanha e da Enfa. de Prática Avançada Dra. Nádia de Andrade dos Estados Unidos. Para assisti-la acesse: https://youtu.be/ODFHroN76kQ

12/05/2023 – Momento de troca de experiências junto com os estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem de Santa Maria/RS/Brasil e estudantes de graduação dos cursos de enfermagem e de Obstetriz da Alemanha.

11/05/2023 – Gravação de um Podcast para o Projeto: “Me pega no colo” sobre o tema: Plano de Parto e Nascimento, junto com as Porfessoras Doutoras Cristina Saling Kruel e Franceliane Jobim Benedetti da UFN. O link deste Podcast ainda não está disponível

9 a 11/05/2023 – Encontro com o Prof. Dr. Andreas Büscher que foi o Prof. Orientador da Profa. Marli durante o Doutorado Sanduíche na Universität Bielefeld/Alemanha em 2010 e da Profa. Dirce em 2008.