Curso Intensivo, em Portugal, Explora Potencialidades do Software ATLAS.ti na Análise Qualitativa de Dados

08/12/2023 17:18

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, sediou um curso inovador sobre os recursos avançados do software ATLAS.ti, para a análise qualitativa de dados.

O curso foi ministrado pela Dra. Denise Elvira Pires de Pires, professora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Contou com apoio da Dra. Felipa Amadigi, em Pós Doutorado, e da  Dda Ianka Celuppi, doutoranda do PEN/UFSC em estágio sanduíche, ambas na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

O curso contou com 23 participantes e resultou de articulação entre o ICBAS da Universidade do Porto, liderado pela Dra. Maria Manuela Martins, e o PEN/UFSC, constituindo-se em uma experiência enriquecedora e colaborativa.

O principal objetivo foi promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios enfrentados na análise de dados em investigações qualitativas, articulada à exploração das potencialidades, limites e dificuldades no uso do software ATLAS.ti.